Todos sabemos que uma das maiores paixões nacionais são os carros e, claro, as novidades que envolvem o lançamento de novos modelos. Contudo, para que isso chegasse ao patamar de hoje, a indústria automobilista precisa sempre estar superando suas próprias expectativas, sobre tecnologia, design, desempenho e principalmente, preços de suas produções.
Também é preciso inovar o setor de logística para conseguir entregar qualidade e benefício e quando dizemos logística não estamos nos referindo a agencia dos correios e sim a uma estrutura própria de entrega de peças etc.
Logo, o que parece ser antigo, já serviu como inspiração em suas evoluções para modelos mais modernos e notáveis. E, a cada lançamento, ocorria então uma nova revolução automobilística, tornando esses pioneiros em clássicos instantâneos.
Conheça então, alguns desses modelos de carros esportivos que marcaram época em nosso país!
Gol GTI
O primeiro carro do país com injeção eletrônica de combustível, o Gol GTI tinha potência de 120 cavalos, usando o motor AP 2000. Foram fabricadas apenas 2 mil unidades. É considerado exclusivo, item de colecionador, em 1989, entrou para a história da Volkswagen.
Puma GTB
Trazendo as fibras de vidro para as produções nacionais, também trazia um potente motor de seis cilindros emprestado do Opala. Foi um dos modelos que alavancou as importações de veículos no país, ao lado do Opala, que era o esportivo mais potente da época.
Puma
Foi o primeiro fora de série nacional a emplacar um volume de produção considerável. Mesmo com o design que transmitia maior performance de velocidade, o motor deixava a desejar. A produção se iniciou em 1968. Há também quem diga que o modelo lembrava a Lamborghini Miura. Os primeiros Pumas chegavam a 150 km/h, com o motor a ar rendendo 60 cv… muito rápido pra época!
Charger RT
Definitivamente, um clássico. O Charger RT era o sonho de consumo de todos na década de 70. Foi o primeiro esportivo fabricado com motor V8 – que arranca suspiros até hoje pelos apaixonados por carros antigos. Com 318 polegadas cúbicas, ou 5.212 cm3, seu desempenho chegava a 205 hp.
Uirapuru
Alto desempenho, grande cilindrada, feito em chapas de aço. Também era conhecido como Brasinca 4200 GT e desde sua primeira versão usou motores da Chevrolet. O principal destaque: foi o primeiro esportivo nacional de duas portas com potência acima de 100 cv, desenvolvido totalmente aqui no brasil.
E aí, curtiram a lista? Tem algum que ficou de fora? Manda a ver, nos comentários! 😀