World Bike Ride na Rio+20

World Bike Ride na Rio+20

Movimento Conviva

World Bike Ride @Rio+20

No dia 13 de junho teve início na cidade do Rio de Janeiro a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, onde várias questões são abordadas e debatidas por diversos líderes e representantes da sociedade de vários países.

“O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.”

Um cenário relativamente novo e cada vez mais discutido por vários setores da sociedade é a questão da mobilidade urbana, no qual as bicicletas estão entrando cada vez mais nos tópicos das possíveis soluções que devem ser pensadas em um planejamento urbano funcional e que atenda aos cidadãos, priorizando o deslocamento de pessoas ao invés de veículos.

Foi pensando nisso que os responsáveis pelo projeto “Bike Anjo” pensaram e organizaram ações paralelas durante o evento, o “Rio+Bike”, que tem como principal ação o “World Bike Ride @Rio+20”, uma pedalada mundial rumo ao Rio+20. E eles deixam bem claro: “Isso não é um protesto. É uma proposta!”.

“A World Bike Ride @ Rio+20 tem uma coordenação horizontal e não se trata de uma organização, mas sim um movimento que buscará difundir este encontro não só no Rio de Janeiro, mas em diversas cidades do mundo.”

A pedalada mundial vai acontecer no próximo dia 21 de junho. Grupos de pessoas, entidades e movimentos de inúmeras cidades já se mobilizaram para pedalar rumo à concentração que acontecerá às 18h na Praça Floriano, no Rio de Janeiro, para promover esse debate e entregarem uma carta à Presidente da República, Dilma Roussef, com orientações que possam guiar políticas públicas sobre bicicleta como uma das soluções para a questão da mobilidade urbana nas cidades.

 “Para quem não tem bicicleta, haverá inscrições no site Rioplusbike.orgum grupo de pessoas que se mobiliza para conseguir bicicletas para todos que queiram participar da pedalada. Mas, o encontro também é aberto para quem quiser ir a pé, por um trajeto mais curto, ou por outros veículos de propulsão humana (patins, skate, entre outros).”

O Movimento Conviva é a favor de qualquer ação que traga benefícios para as pessoas nos espaços públicos e facilite a forma de deslocamento de cada um, fazendo assim com que a convivência em harmonia nesses espaços seja apenas uma consequência do meio e uma resposta a tais ações. De carro, de moto, bicicleta ou a pé… CONVIVA! 🙂

 

World Bike Ride @Rio+20

Data: 21 de junho de 2012.

Horário: Concentração a partir das 18h. Saída às 20h.

Local: Cinelândia (Praça Floriano) – Rio de Janeiro – Em frente ao Odeon.

Mais informações: http://www.rioplusbike.org/