Vila Mariana, em SP, ganha mais um espaço de convivência

Vila Mariana, em SP, ganha mais um espaço de convivência

Movimento Conviva

Quem caminha na cidade de São Paulo provavelmente vai, cedo ou tarde, cruzar com um parklet – ou vaga viva, espaço de convivência cada vez mais populares pelo mundo.

>> Vagas vivas: o mundo é dos parklets

Os parklets nasceram na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, para mostrar o quão grande é o espaço ocupado por um automóvel e como uma ação simples poderia transformar a área, antes “morta”, em mobilização para as pessoas.

A capital de São Paulo já conta com 20 parklets em funcionamento e, o mais novo deles, acaba de ser inaugurado no bairro da zona Sul, Vila Mariana – que, aliás, já possui outros dois.

>> Como ocupar espaços vazios nas cidades

Os parklets contam com estrutura simples e útil – na sombra, geralmente há bancos, paraciclos e plantas – para que as pessoas possam fazer uma pausa no seu dia e conviver em um espaço público agradável.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, há outros 22 parklets em processo de aprovação.

Quanto mais pessoas conviverem no espaço público, mais segura a cidade fica. Que tal usufruir desses espaços e, quem sabe, incentivar sua comunidade a criar a própria vaga viva? Confira esse manual de implementação de parklets criado pela Prefeitura de SP e mãos à obra!

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran