Viagem: as 10 melhores ciclovias dos EUA

Viagem: as 10 melhores ciclovias dos EUA

Movimento Conviva

Se você é fã de pedalar e curte levar sua magrela para todas as viagens que faz, temos o mapa da mina dos Estados Unidos. Não, não é um mapa cheio de garotas ou um triste campo minado. Nem 8, nem 80: trazemos aqui as 10 melhores ciclovias da terra do tio Sam.

O movimento People for Bikes, que busca melhorias para o ciclismo urbano nos EUA, lançou o Green Lane Project, com o objetivo de construir ciclovias cada vez melhores pelo país.

É deles o compilado abaixo. Delicie-se e boa pedalada!

1. Rua Dearborn, em Chicago
Demarcada belamente e com sinalização própria para os ciclistas, essa ciclovia fez com que o cumprimento às cores do semáforo subisse de 31% para 81%, além de praticamente dobrar o uso de bikes desde que foi implementada. A ciclovia é tão querida que um fã até criou um Twitter para ela.

2. Trilha Cultural de Indianápolis
Separada das ruas por um lindo jardim, essa trilha mostra não só como é possível que esse espaço seja bonito, mas funcional e benéfico à cidade. Desde que a ciclovia foi implementada para conectar seis distritos culturais da cidade, o mercado imobiliário ao seu redor bombou e novas opções de moradia surgiram.

 

3. Rua Guadalupe, Austin
Aqui, a rua como um todo é um perfeito exemplo de quem pensou nas pessoas: lojas amigáveis aos pedestres, paradas de ônibus bem sinalizadas e a ciclovia perfeita que se conecta às outras vias para ciclistas continuarem a pedalar pela cidade.

4. Ruas Fell e Oak, São Francisco
Essas ruas são elogiadas pelo People for Bikes pois, apesar de serem “curtinhas”, recentemente sofreram alterações que beneficiaram – e muito – a vida dos ciclistas californianos.
Além de terem sido retirados os espaços voltados ao estacionamento de carros, mostram com sinalização explícita onde o tráfego entre automóveis e bicicletas se une, facilitando a conexão entre o parque Golden Gate e a Wiggle (superciclovia que conecta toda a cidade, evitando suas cansativas ladeiras).

5. Avenida Linden, Seattle
Segregadas das ruas por pequenos muros de concreto. Coloridas. Com sinalização eficaz. “Faça uma vez bem feita e não precisarás refazer” – esse foi o lema dessa ciclovia, que nasceu eficiente e continua sendo tal.

6. Avenida First, Nova York
Uma das principais avenidas da metrópole norte-americana ganhou, após pedidos de moradores, uma grande ciclovia que vai da Rua 72 até a Rua 125.

7. Avenida Milwaukee, Chicago
Parte ciclovia segregada, parte sinalizada com uma pintura BEM verde no chão, o sucesso dessa área inclui ainda uma região exclusiva para a espera de ciclistas (o bike box) à frente dos carros nos semáforos. A cidade ganhou a estrutura ao observar que seus moradores já pedalavam em massa pela avenida em questão.

8. Rua Décima, Atlanta
Com um dos piores tráfegos do país, a cidade tem impressionado ao melhorar a vida dos ciclistas. Essa é a primeira ciclovia de muitas que devem ser criadas até 2016 – e a única da região sudeste do país. Promete ser um bom modelo para mais ciclovias. 😉

9. Rua Cherry, Seattle
Fruto de uma intervenção urbana promovida pelos moradores, a ciclovia que passa debaixo de um viaduto custou 350 dólares – valor direcionado aos pequenos postes de segregação entre automóveis e ciclistas – e foi criada na calada da noite.
Após receber um e-mail dos ativistas explicando a ação, a cidade removeu a instalação temporária. Mas, pouco tempo depois, instalou uma nova e definitiva.

10. Estrada Overton Park, Memphis
Em 2010, a cidade não tinha uma ciclovia sequer. De lá pra cá – sendo a dessa estrada a primeira de todas -, os ciclistas ganharam muitas vias para pedalarem em segurança. Hoje, ciclovias bem sinalizadas se espalham pelas vias largas e bem pavimentadas de Memphis. Pura alegria.

 

Imagens: reprodução/People for Bikes

 

Artigos relacionados


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0