Via expressa em Paris será transformada em espaço para pessoas

Via expressa em Paris será transformada em espaço para pessoas

Movimento Conviva

A via expressa Voie Georges-Pompidou, que contorna a margem direita do Rio Sena, em Paris, será transformada em um espaço público de convivência.

Por ali passavam até 43 mil veículos por dia. O local dará espaço a restaurantes, cafés e espaços de lazer para crianças. A Georges-Pompidou já incorporava a convivência entre parisienses e turistas durante os meses de verão, inclusive com pequenas praias artificiais.

O novo projeto, aprovado pelo Conselho Municipal de Paris, tem por objetivo fechar a via durante um ano inteiro. A medida é uma de muitas que a cidade adota para reduzir a poluição do ar na região central da capital francesa, que já inclusive proibiu a circulação de veículos durante um final de semana inteiro devido aos altos índices poluentes.

Outra iniciativa é proibir a circulação de automóveis na mais famosa avenida da cidade, Champs-Elysees, todos os primeiros domingos do mês.

Em entrevista ao jornal The Guardian, o responsável pela pasta de transportes e espaços públicos de Paris, Christophe Najdovski, a ideia é promover uma mudança de hábitos na população – e, de forma natural, reduzir o tráfego de veículos motorizados.

Em São Paulo, tornou-se definitivo, em 2016, a abertura da Avenida Paulista para pessoas e ciclistas. O trecho emblemático recebe a população para conviver e usufruir do espaço público todos os domingos.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran