Túneis futuristas priorizam pedestres e ciclistas

Túneis futuristas priorizam pedestres e ciclistas

Movimento Conviva, Trânsito

Os túneis são, em sua maioria, espaços que priorizam os veículos motorizados. Nessa equação, os pedestres e ciclistas ficam carentes de espaço para transitar nesses locais, geralmente de conexão entre bairros.

Mas, recentemente, o empreendedor Elon Musk, que é CEO da Tesla Motors, disse que irá fazer algo diferente. Ele, que é dono da ideia de cavar túneis para resolver os problemas de trânsito dos Estados Unidos, decidiu priorizar pedestres e ciclistas nesses espaços. Ele disse que vai criar mais um tipo de metrô ou ônibus, mas a ideia é mais futurista.

Com o projeto Loop, Musk traz um equipamento em que os veículos ou pessoas são acoplados a uma espécie de skate elétrico e nele transitam em alta velocidade – chegando a 200 km/h.

Os equipamentos criados por Musk funcionam como estações que saem da superfície e descem para o subterrâneo, quando, aos poucos, ganham a velocidade máxima. Os pequenos terminais são do tamanho de um automóvel, ocupando menos espaço urbano com a mesma eficácia de uma estação de metrô, por exemplo.

De acordo com Musk, que primeiramente planejava transportar apenas automóveis, ele decidiu colocar o transporte em massa em primeiro lugar para otimizar o deslocamento nas cidades.

A ideia é ter mil mil estações espalhadas pelos EUA. Por enquanto, a The Boring Company, empresa de Musk, está construindo, em seu terreno na Califórnia, um túnel com 3,2 km de extensão para promover os testes de equipamentos.

Artigos relacionados


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0