Terceira idade: exercícios intensos aumentam defesas do organismo

Terceira idade: exercícios intensos aumentam defesas do organismo

Movimento Conviva

Um estudo promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) aponta que os exercícios físicos intensos beneficiam a saúde na terceira idade.

Parece brincadeira, mas é verdade. Um grupo de 40 pessoas, sendo 19 maratonistas, está sendo avaliado. Todos têm faixa etária acima dos 65 anos.

Afinal, a longevidade merece o bem-estar e, com o estudo, prova-se que os esportes devem ser usufruídos na terceira idade com tanta intensidade quanto em qualquer outra.

A equipe, do imunologista Moisés Bauer, coordenador do Laboratório de Imunologia do Envelhecimento da PUC-RS, aponta que homens e mulheres mais velhos têm menor sinal de inflamação no sangue quando se exercitam de forma intensa.

Os estudos envolvem coletar amostras de sangue e saliva tanto antes quanto depois dos exercícios. Quando os exercícios estimulam o sistema imune, despertam também as defesas de nosso organismo.

Enquanto o estudo continua a ser feito com o grupo, já é possível aproveitar o veredito e sair do sofá para uma caminhada ou uma corrida, não é mesmo? Que tal se inscrever no Circuito da Longevidade, da Bradesco Seguros? Caminhada e corrida acontecem em setembro e outubro, em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Dá tempo de se preparar. 😉

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran