Subprefeituras de SP poderão abrir ruas para pessoas durante 24h

Subprefeituras de SP poderão abrir ruas para pessoas durante 24h

Movimento Conviva

Todas as subprefeituras da cidade de São Paulo agora têm autonomia para abrir as ruas para o lazer durante 24h em finais de semana, de acordo com o recém-aprovado Projeto de Lei “Rua 24h”, do vereador Nabil Bonduki (PT).

As ruas serão abertas durante um dia inteiro para a utilização de pedestres, ciclistas e diversas modalidades. A ideia é estimular o lazer, práticas esportivas e atrações culturais, aproximando assim as comunidades locais.

A medida amplia o direito ao Lazer, o direito à Cidade e a apropriação do espaço público. Aliás, será liberado o funcionamento de comércios e serviços públicos e privados além do horário de funcionamento.

O novo projeto deverá ter gestão conjunta entre o poder público e a comunidade. Para isso, serão criados os “Comitês de Ruas 24 horas”, assim os próprios moradores podem propor os eventos e atividades das vias abertas para pessoas.

Estamos nos reaproximando, com esse Projeto de Lei, dos anos 90, em que as ruas eram seguras o bastante para brincar. E a tendência é mundial.

Nos Estados Unidos, o movimento “Open Streets“, que abre as ruas só para pedestres e ciclistas, tem conquistado a população – e Nova York, metropolita como SP, quer ainda mais vias para pessoas.

Pelo mundo, temos inúmeros exemplos de sucesso – para citar só um, Las Ramblas, em Barcelona, um calçadão só para pedestres e ciclistas, é uma das principais atrações turísticas e de intenso comércio na cidade espanhola.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran