SP: ruas do centro serão abertas a pedestres e ciclistas

SP: ruas do centro serão abertas a pedestres e ciclistas

Movimento Conviva

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá fechar o Centro Histórico de São Paulo para o trânsito de carros e motos todas as últimas sextas-feiras do mês. A medida vale a partir do dia 27 de Outubro.

A ação visa a conscientizar os paulistanos sobre o uso de outros meios de transporte, como a bicicleta, o ônibus e o metrô. Além disso, a Prefeitura quer estimular a população a caminhar pelas ruas do centro.

>> Bike Tour SP: conheça SP sobre duas rodas


As vias que serão abertas para pedestres e ciclistas são: Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e o trecho da Rua Florêncio de Abreu entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista.

A CET já colocou sinalizações na região para informar aos motoristas sobre os bloqueios e desvios. Vale lembrar que nessas sextas-feiras será permitido o trânsito de ônibus e táxis normalmente.

Dar mais espaço para pedestres e ciclistas é tendência mundial: Barcelona, na Espanha, criou superquarteirões, que também restringem a circulação de veículos motorizados. No Brasil, temos Curitiba, a capital do Paraná, que terá seu primeiro calçadão com acesso exclusivo para pedestres, enquanto Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, vai transformar uma de suas vias em “rua completa”, com intervenções para um trânsito mais seguro e democrático.

Salvar

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran