SP ganha linha turística de ônibus com vista panorâmica

SP ganha linha turística de ônibus com vista panorâmica

Movimento Conviva

São Paulo ganha a primeira linha de ônibus com enfoque em turismo e vista panorâmica. O veículo para em 9 pontos turísticos, saindo da Estação da Luz, no centro da cidade.

Quem já viajou por cidades da Europa, provavelmente já pegou um desses ônibus para um tour básico pelas principais atrações. Pois a versão brasileira começa na principal metrópole do país, batizada de “Circular Turismo Sightseeing SP“. O ônibus possui um tablet com um aplicativo criado pelo MobiLab, laboratório da Secretaria Municipal de Transportes, que via GPS, reconhece pontos importantes do trajeto e aciona áudios com informações turísticas.

Durante um dia inteiro, os visitantes ou mesmo os moradores da cidade podem embarcar e desembarcar quantas vezes quiserem no ônibus turístico. Locais como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Parque Ibirapuera, Theatro Municipal e Casa das Rosas estão no roteiro do veículo.

O ônibus é coberto e tem áudio com informações históricas e turísticas sobre cada local visitado – nos idiomas português, inglês e espanhol. Os veículos têm Wi-Fi, são híbridos, têm bateria autocarregável e, atenção: são dirigidos só por mulheres. Isso faz parte de um projeto da Prefeitura de aumentar o número de mulheres motoristas no sistema público de transporte.

O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira: às 9h, 11h20 e 14h10; Aos sábados: às 8h, 10h30 e 13h30, da parada 1 – República. É possível iniciar o passeio embarcando em qualquer ponto de parada do circuito. Aos domingos e feriados, às 10h, 11h40, 13h20, 15h30 e 17h10 da parada 1 – República. Mas, no caso de domingos, não haverá paradas na Av. Paulista devido ao programa Rua Aberta, que abre a via para pedestres, ciclistas e lazer.

Para curtir a visão panorâmica de São Paulo sobre quatro rodas, o ingresso custa R$ 40 e pode ser comprado dentro do próprio ônibus.

Fotos por: Luiz Guadagnoli/SECOM