Solução europeia para pedal no inverno

Solução europeia para pedal no inverno

Movimento Conviva

O frio já está chegando no Brasil.  Aqui, as baixas temperaturas são incomparáveis ao frio em países europeus – principalmente aqueles mais ao norte, como a Holanda.

E Amsterdã, que tem uma das mais altas taxas de uso de bicicleta no mundo, como faz quando o termômetro aponta em graus Celsius baixíssimos ou negativos? Há menos adeptos ao transporte por bikes, claro – e a gente não julga os ciclistas de lá, já que nosso país é uma bênção tropical.

Pensando nesses ciclistas é que está sendo pensada uma solução para aumentar o uso de bikes mesmo no inverno. Designers holandeses projetam e já testam pistas que brilham no escuro.

Funciona assim: as faixas nas ruas possuem “cristais” que são sensíveis à iluminação das magrelas. Quando detectam o ciclista chegando, elas acendem automaticamente, iluminando as vias.

Imagem: BBC Brasil

E tem mais, acredite. Afinal, lá em cima neva no inverno. Por meio de uma tecnologia geotermal, as ciclovias serão “aquecidas”, fazendo o gelo derreter. Embora o custo dessa implementação seja alto, o retorno econômico é notável. Afinal, com mais segurança, são menos acidentes envolvendo bicicletas.

A ideia é fazer o número de trajetos sobre duas rodas crescer 20% nos próximos 20 anos.

E aí, curtiu a iniciativa sustentável e eficiente da Holanda?

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran