Slow City: ritmo lento e agradável

Slow City: ritmo lento e agradável

Movimento Conviva

Se você já ouviu falar sobre movimento “slow food”, que surgiu há anos em contraposição à popular “fast food” (hambúrgueres e lanchinhos que comemos bem rápido), saiba que o movimento “slow” vai muito além.

“Devagar”, como princípio de toda uma campanha por qualidade de vida, naturalmente chegou às cidades. O “slow cities” quer priorizar, pela sua iniciativa, atitudes que desacelerem o ritmo das cidades e suas principais e velozes características – incluindo o trânsito.

Ritmo lento e agradável para quem quer fugir do caos das grandes metrópoles. Foto: reprodução/create-the-good-life.com

Esse movimento todo apareceu em pequenas cidades italianas, que se cansaram do ritmo das metrópoles invadindo seu cotidiano e decidiram que a vida é melhor em uma velocidade mais humana. Para eles, “slow city” é  “citta slow”.

A cidade de Goolwa foi a primeira cidade australiana a receber o certificado de “ciitaslow”. Foto: cittaslowgoolwa

As cidades “lentas” têm o tráfego de carros menor, têm menos barulho e menos multidões. Para ser oficialmente uma delas, segundo os criadores do “citta slow”, a cidade não pode ter mais de 50 mil habitantes. Há uma carta de princípios, o manifesto das “cidades lentas”, que as candidatas devem seguir ao pé da letra. Eles estão divididos em categorias como estrutura, política de meio ambiente, qualidade das vias urbanas e encorajamento ao uso e produção de bens localmente.

Menos trânsito, menos barulho e menos multidões fazem parte da rotina das “Slow Cities”. Foto: reprodução/treehugger.com

O site do movimento Slow City, contudo, deixa bem claro que não importa o tamanho da cidade: o importante é que esses princípios sejam inspiradores para todo lugar ser melhor – e, claro, um pouco mais devagar, para melhor ver a vida passar.

Grande ideia de convivência. O que você achou? Gostaria de desacelerar sua cidade?

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran