Sexta-feira da nossa paixão

Sexta-feira da nossa paixão

Ciclofaixa, Movimento Conviva

Amanhã é sexta-feira santa, sexta-feira da nossa paixão: a bicicleta. Todos os dias o são, na verdade, mas amanhã teremos ciclofaixa de lazer montada especialmente para quem resolveu ficar na cidade.

Pela via sacra dos mais de 120 km de ciclofaixas de lazer o guidão, nosso santo rosário, vai nos conduzindo por ruas e avenidas da cidade. Sentir o suor, a alegria contagiante de interagir com a cidade, observar o sorriso no rosto de uma criança e ouvir o bom dia de um voluntário monitor em um cruzamento, este é o grande encontro que a cidade quer promover com seus cidadãos.

Os dias comumente chamados de “úteis” – o descanso e o lazer são inúteis? – muitas vezes contrastam com a leveza dos feriados. Em São Paulo esta dicotomia é muito evidente: a cidade se transforma por completo aos domingos e feriados. As razões são óbvias e não precisamos reescrevê-las aqui, mas faço uma provocação útil (ou seria inútil?): como transformar os seus dias de semana em eternos feriados?

rrrrráááááá! A resposta é tão simples que elaboramos um passo-a-passo para você transformar sua semana em uma sexta-feira da paixão ad eternum. Preparad@s?

COMO TRANSFORMAR SEUS DIAS DE TRABALHO EM ETERNOS FERIADOS

 1 – Compre uma bicicleta

Se você ainda não possui uma e tem dúvidas sobre qual bicicleta comprar e onde, por favor, pergunte aqui nos comentários e teremos o enorme prazer em responder. Se não quiser adquirir uma a cidade de São Paulo possui dois sistemas de compartilhamento de bicicletas para uso público.

 2 – Comece pedalando aos domingos e feriados na Ciclofaixa de Lazer

Curta a cidade, perceba os demais modais de transporte ao seu lado, busque ganhar intimidade com a sua bicicleta, estabeleça conta visual e cumprimente as demais pessoas pedalando. Reviva sua infância em cima de uma bicicleta, não há sensação melhor do que esta!

3 – Experimente um dia na semana para ir trabalhar ou estudar de bicicleta

– Que tal a própria segunda-feira pós Ciclofaixa de Lazer?

– Você trabalha a menos de 10 km da sua casa? Distância perfeita para a bicicleta!

– Se mora muito distante, que tal ir de bicicleta até a estação de trem/metrô/ônibus?

– Ainda não se sente seguro? Chame um bike-anjo!

– Não sabe qual caminho pegar? Veja o mapa de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas AQUI!

 4 – Tente fazer outras atividades com a bicicleta

– Que tal surpreender seu date propondo uma volta de bicicleta à noite por São Paulo?

– Jantar para falar de um novo projeto profissional? Chegue de bicicleta estimulado pela endorfina e pela facilidade de estacionar em qualquer local.

– Happy Hour com @s amig@s? Volte empurrando a bicicleta no metrô (que permite entrada de bicicletas a partir das 20h30 durante semana)

 5 – Agora pare e reflita: sua vida não ficou leve como se todo dia fosse feriado?

A bicicleta tem este poder inato de trazer leveza para o dia-a-dia. Todo deslocamento vira um divertimento, todo dia são novas descobertas sobre a cidade, sobre seu corpo, são milhares de reflexões sobre a vida instigadas pelo canto das correntes.

A mobilidade urbana tem todo este poder de alterar nossos humores e a qualidade de vida na cidade. Como nos relacionamos com isto é uma decisão individual mas que deve ser estimulada e provocada por eficientes políticas públicas.

E resta a provocação final: Que tal trazer a bicicleta para o seu dia-a-dia e transformar a sua semana em um eterno domingo e feriado? Amanhã é dia de Ciclofaixa de Lazer. Pense nisto enquanto pedala.

Por Daniel Guth, consultor em políticas de mobilidade urbana.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran