Série de vídeos mostra visionários do universo da bicicleta

Série de vídeos mostra visionários do universo da bicicleta

Movimento Conviva

Pessoas que pensam a frente do nosso tempo. Pessoas que tem ideias futurísticas e as tornam realidade no presente. Visionários – essa é a inspiração para uma série de entrevistas em vídeo criada pela cicloativista norte-americana Kristin Tieche, cineasta, fotógrafa e idealizadora do blog Vélo Vogue.

No primeiro vídeo do projeto Velo Visionaries, Kristin entrevista Chris Carlsson, fundador do movimento Massa Crítica, conhecido aqui como Bicicletada, que há décadas une ciclistas ao redor do mundo em um encontro que celebra a bike como meio de transporte e alerta para a segurança dos ciclistas nas vias públicas.

>> VeloBerlin Film Award: vote no Velo Visionaries

“Desde 2008, mantenho o Velo Vogue, meu blog, mas para ser bem sincera, me parece que a blogosfera está saturada com fotografias sobre o universo fashion entre os ciclistas. Como artista, meu trabalho deve permanecer relevante e, claro, inspirar a mim mesma – por isso eu quis expandir meu trabalho e minha mensagem”, conta Kristin.

A ideia da cicloativista e artista é transmitir a sensação inerente a pedalar. Ela explica que, “na bicicleta, há uma profunda conexão com o que está ao redor – a rua, o ar, as pessoas, o tráfego e também a natureza”.

Conversamos mais com Kristin a respeito do projeto. Confira:

Como surgiu a ideia de entrevistar visionários do universo ciclístico?

As razões (acima citadas) pelas quais escolho a bike como meio de transporte fazem com que a jornada faça sentido, e não o destino. Sei que outros ciclistas se sentem dessa mesma forma e, por isso, escolhemos pedalar como meio de transporte. Essa experiência é a minha inspiração para o projeto Vélo Visionaries.

Por que você acredita ser importante para ciclistas e não-ciclistas ouvirem sobre perspectivas futurísticas sobre a cultura da bicicleta?

A maioria dos ciclistas que conheço escolheram a bike como seu meio de transporte porque ela se encaixa em sua visão de mundo. Eu pedalo porque acho mais sustentável, por exemplo. Eu queria conversar com visionários para ver e interpretar a forma como eles veem o mundo.

Eu quis criar uma série que mostra os ciclistas como seres humanos – e o que os motiva, sobre o que eles se importam, seus pensamentos e sentimentos. E não é só sobre bicicletas – é também a respeito de tecnologia, política, desenvolvimento urbano e muito mais. É importante que todos se unam a esse diálogo para que, juntos, possamos chegar a um novo nível de engajamento e contribuição em nossa sociedade.

Além de Chris Carlsson, quem você ainda vai entrevistar?

Quero trazer pessoas que estão envolvidas em mudar as comunidades em que vivem. Há algumas pessoas aqui de São Francisco com quem gostaria de conversar para a série, mas toda vez que viajo, conheço mais gente na comunidade de ciclistas que está fazendo coisas incríveis para mudar o mundo.

O primeiro vídeo, recém-lançado, já foi indicado para a competição VeloBerlin Film Award. Parabéns! Como é a sensação de ter começado com o pé direito?

É muito empolgante! É incrível ver que pessoas do mundo inteiro estão acessando o meu vídeo e ouvindo o que o Chris Carlsson tem a dizer. Ele é um personagem muito interessante e tenho sorte que pude entrevistá-lo, já que ele mora na mesma cidade que eu. Há tantos vídeos incríveis participando da competição que estou inspirada a criar mais ainda.

Espero que vocês também assistam aos vídeos e não se esqueçam de votar! 😉

>> Velo Visionaries no VeloBerlin Film Award

*Dica: vocês podem dar estrelinhas para a Kristin e quaisquer outros filmes que gostem, a votação é por meio delas.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran