Saúde: conheça os benefícios de pedalar até o trabalho

Saúde: conheça os benefícios de pedalar até o trabalho

Longevidade

A prática de exercícios físicos é recomendada por todos os profissionais da área de saúde. Manter o equilíbrio entre corpo e mente é o principal benefício.

E que tal experimentar ir de bike ao trabalho todos os dias? Ou, ao menos, usar a magrela em uma parte do trajeto e, quem sabe, em algum dia da semana – como aos domingos, na CicloFaixa de Lazer?

Para te inspirar, nós listamos os benefícios que pedalar gera para a saúde corporal e mental.

1. Coração mais saudável

A panturrilha, que entra em ação quando pedalamos, é considerada o nosso segundo coração. Fortalecer esse músculo, que é tão pequenino, ajuda no seu trabalho, de enviar 100ml de sangue para o coração por minuto. Pedalar é, segundo um estudo inglês, mais eficaz que caminhar no auxílio da redução do risco de doenças no coração.

2. Colesterol e diabetes sob controle

Se você pedalar três vezes por semana, o controle das taxas de colesterol e diabetes está mais garantido do que se mantiver uma vida sedentária. Simples assim!

3. Maior longevidade

Quem pratica atividades físicas vive por mais tempo, pois as extremidades dos cromossomos, os telômeros, encolhem menos com o passar dos anos do que em pessoas sedentárias. E esses integrantes do nosso organismo são peça-chave para desacelerar o envelhecimento

4. Melhor concentração e memória

Foi comprovado em um estudo dinamarquês, o Mass Experiment, que as crianças que caminham ou pedalam no trajeto de casa até o colégio são mais ativa e se concentram melhor em suas atividades. Montar um quebra-cabeças, por exemplo, fica mais fácil durante o período de até quatro horas após o exercício físico. O mesmo vale para adultos: os exercícios intensificam a atividade entre os  neurônios, o que melhora não só a concentração, mas também a memória.

5. Redução do estresse, depressão e ansiedade

Entre os fatores para o envelhecimento precoce estão algumas das questões mentais que mais afligem a população brasileira e mundial: ansiedade, stress e depressão. Ao escolher ir de bike para o trabalho, a oxigenação do seu cérebro irá aumentar graças ao estímulo aeróbico. Além disso, manter-se ativo no dia a dia ajuda a combater a insônia, melhorar a auto-estima e te deixar mais feliz.

6. Menor absorção da poluição

Em duas horas no trânsito, os efeitos da emissão de gases poluentes equivalem aos danos de fumar um cigarro. Chocante, né? O benefício da bicicleta, com esse dado, fica óbvio: você não fica parado no trânsito e, logo, tem uma rotina mais saudável.

7. Menos gordura prejudicial

A gordura abdominal pode aumentar o risco de problemas no coração e de diabetes, entre outros. Portanto, além de economizar com gasolina e outros meios de transporte, ao pedalar até o trabalho você ainda equilibra a massa magra do seu corpo, ajudando a protegê-lo de doenças no curto e longo prazos.

8. Melhor defesa do organismo

Para quem deseja chegar à terceira idade com os benefícios da juventude, basta praticar exercícios físicos intensos, segundo um estudo da PUC-RS. Mesmo pessoas acima dos 60 anos podem pedalar, caminhar ou correr com intensidade para fortalecer os órgãos do corpo. Pois sim, ao pedalar você ajuda a manter o sistema imunológico jovem.


Se inspirou a tornar o trajeto de casa até o trabalho um benefício para a sua saúde? Confira a nossas dicas de segurança e #conviva!

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran