Ruas sem carros conquistam os EUA

Ruas sem carros conquistam os EUA

Movimento Conviva

O movimento “Open Streets”, que tira os veículos motorizados e transforma as ruas das cidades em espaços para lazer e convivência aos domingos, está conquistando os Estados Unidos.

Evento para Ciclistas em Chicago, EUA.

A iniciativa nasceu em Bogotá, na Colômbia, onde atualmente 120 km de ruas e avenidas são fechados para o trânsito de carros aos domingos e feriados, das 7h às 14h.

Open Streets, o evento original, em Bogotá, Colômbia.

Além disso, foi assim que a capital holandesa Amsterdã abriu mais espaço para as bicicletas, há cerca de 40 anos, antes mesmo de ter uma estrutura ciclística próxima à admirável realidade de hoje.

>> Vagas vivas: espaços de convivência

De bike, a pé, de skate, triciclo ou patins. Piqueniques, aulas de dança, esportes, ensaio de bandas, caminhadas e apreciação da arquitetura. Os EUA estão usufruindo cada vez mais dos espaços que se abrem para atividades físicas e sociais uma vez por semana nas cidades.

Evento CicLAvia em Los Angeles, Califórnia, nos EUA.

A produtora Streetfilms acaba de lançar o documentário “The Rise of Open Streets”, que passou por Bogotá, claro, e mais de uma dúzia de cidades da terra do tio Sam. Assista e conheça melhor esse movimento que se espalha com alegria:

É como uma viagem ao passado, quando apenas pedestres, bicicletas ou até cavalos transitavam pelas ruas, que geralmente respondem pelo maior espaço público das cidades.

Em São Paulo ou em Osasco, você já sabe: a boa dos domingos e feriados nacionais é usufruir da CicloFaixa de Lazer. 😉

 

Fotos: peopleforbikes

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran