Ruas para pedestres

Ruas para pedestres

Movimento Conviva

Uma rua situada em Porto Alegre, aqui no Brasil, é considerada internet afora como a mais bonita do mundo. O endereço? Rua Gonçalo de Carvalho. Olha só que incrível:

 

Inspirados por ela, nós fizemos uma seleção de ruas pelo mundo que priorizam o pedestre e sua integração com a cidade. Confira:

Covent Garden, Londres, Inglaterra: o distrito inglês possui muito espaço para andar. As ruas são lotadas de pedestres, que caminham cercados por lojas, mercados e claro, muita arte. Vale também visitar Candem Town, famosa pela beleza, pelo fervo cultural e diferentes rostos, idades e cores de cabelo que circulam por ali. Tudo cercado de metrô e pontos de ônibus.

Las Ramblas, Barcelona, Espanha: é um passeio inspirador andar pelas Ramblas; sua extensão é cheia de locais e turistas, que caminham em meio aos artistas e possibilidades de compras, cafés e restaurantes. Se visitar, corra também para a vizinha Passeig de Gracia, linda e amigável às suas pernas. Sim, metrô nas duas extremidades das Ramblas.

Art Street, Taichung County, Taiwan: se você visitar o país, vá até essa rua, que pratica o “traffic calming”. Com poucos carros que circulam no máximo a 30 km/h, o local atrai locais e turistas – e juntos, todos desfrutam de muita arte.

Stroget, Copenhage, Dinamarca: o sistema mais antigo voltado a pedestres de todo o mundo fica na capital dinamarquesa. A maior rua do país se chama “Stroget” ou “Rua dos Pedestres”. Tem 3,2 km de comprimento e engloba também as pequenas ruas vizinhas. A região é livre de carros e muito visitada pelos turistas, além de frequentada pelos locais.

Foto: reprodução.

Todas as ruas, Veneza, Itália: paraíso de belezas para serem vistas a pé. Nas ruas da cidade italiana, não há carros. Quer ir de ponta a ponta mais rápido? Vá de barco. Assim, você quase se sente em um conto de fadas. Ma che!

Foto: reprodução.

Times Square, Nova York, EUA: se tornou um grande calçadão graças a Janette Sadik-Khan, Secretária de Transportes da cidade. Parte da Broadway foi transformada em calçadão e mais de 50 praças foram criadas nos últimos 4 anos. Ou seja, a cosmopolita cidade norte-americana tem mais do que uma área ou uma rua bacana para pedestres circularem.

Plaza Julio Cortazar, Buenos Aires, Argentina: arte, comida e pessoas – quer mais? 🙂

Foto: Getty Images.

Calçadões, São Paulo, SP: a região central de São Paulo é repleta de museus e cafés charmosos, que podem ser visitados por toda a família. Os calçadões tornam os passeios mais seguros e atraem turistas do mundo todo. Aos domingos, vá de bike – a CicloFaixa te acompanha!

Calçadão na Av. São João, em São Paulo. Foto: Henrique Manreza.

A Praça Dom José Gaspar fica atrás da Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo e está no roteiro da CicloFaixa de Lazer aos domingos. Foto: Marcio Blauth.

Nós sabemos que há muitas outras ruas incríveis pelo mundo. Quer sugerir um segundo post com dicas? Envie seu comentário na nossa página no Facebook! 😀

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran