RJ entre cidades mais cicláveis do mundo

RJ entre cidades mais cicláveis do mundo

Movimento Conviva

O Rio de Janeiro está entre as cidades mais cicláveis do mundo em 2012, segundo o ranking “Copenhagenize Index of Bicycle Friendly Cities 2013“. A cidade carioca ocupa o 12º lugar do estudo, ganho de 6 posições em um ano.

O Rio de Janeiro subiu 6 posições em relação ao último ano e ocupa a 12ª posição. Foto: Copenhagenize Design Co.

A cidade holandesa Amsterdã leva o primeiro lugar, ficando a frente da dinamarquesa Copenhague e da alemã Utretch, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Essa última não fazia parte do ranking do ano anterior, mas ganhou espaço e posicionamento nobre com a expansão do estudo – que passou da avaliação de 80 cidades para 150 locais pelo mundo.

A ideia do “Index” é mostrar quais são as 20 cidades mais amigáveis ao ciclismo urbano – ou seja, que tipos de estrutura existem para a bicicleta ser usada como meio de transporte. A primeira versão da pesquisa é de 2011.

Copenhague manteve sua posição no 2º lugar. Foto: Copenhagenize Design Co.

São 13 critérios utilizados para eleger as cidades, e incluem a cultura da bike e sua aceitação como meio de transporte, o número de instituições ativas em defesa e fiscalização das condições para se pedalar, a estrutura, as facilidades (como paraciclos, por exemplo), programas de compartilhamento de magrelas, facilidade para o intermodal, planejamento urbano, traffic calming medidas políticas para aumentar o número de ciclistas nas ruas e, claro, segurança para se pedalar.

Sinalização para bicicletas em Berlim, que caiu 3 posições no ranking. Foto: Copenhagenize Design Co.

Entre todas as cidades, somente Sevilha alcançou a pontuação máxima possível no ranking. A cidade espanhola saltou de 0.5% de participação dos ciclistas no trânsito em 2006 para 7% em 2012.

Confira abaixo as 20 cidades mais cicláveis do mundo segundo o ranking de 2013 e, entre parênteses, seu posicionamento no ranking de 2011. Algumas cidades empataram na pontuação. Confira:

1. Amsterdã (1)
2. Copenhague (2)
3. Utrecht (nova)
4. Sevilha (nova)
4. Bordeaux (nova)
5. Nantes (nova)
5. Antwerp (nova)
6. Eindhoven (nova)
7. Malmö (nova)
8. Berlim (5)
9. Dublin (9)
10. Tóquio (4)
11. Munique (6)
11. Montreal (8)
11. Nagoya (nova)
12. Rio de Janeiro (18)
13. Budapest (10)
13. Barcelona (10)
13. Paris (7)
14. Hamburg (13)