Recife ganhará uma rua completa

Recife ganhará uma rua completa

Movimento Conviva

O Brasil irá ganhar, em 2018, mais uma rua completa, dessa vez no Recife, capital do Pernambuco, na Rua da Hora, localizada na zona Norte da cidade.

Uma rua completa é aquela que prioriza os transportes ativo e coletivo, restringindo o tráfego de automóveis para que as vias sejam mais eficazes para a maioria. As ruas completas também trazem, geralmente, intervenções urbanas, como mobiliário para que os espaços sejam de permanência em vez de apenas passagem.

Alguns exemplos de ruas completas no Brasil são as avenidas Santos Dumont e Paraná, na região central de Belo Horizonte. Porto Alegre também ganhará uma rua completa para convivência.

Para que haja harmonia, as ruas completas priorizam o transporte não motorizado – no caso, a mobilidade a pé ou por bicicleta.
Na Rua da Hora, as calçadas foram expandidas para dar mais espaço aos pedestres, implementou redução da velocidade máxima dos veículos motorizados para 30 km/h, reestruturou as paradas de ônibus e instalou paraciclos para os ciclistas.

Além disso, a rua também será pensada para ter mais acessibilidade por meio de sinalização própria e pisos táteis.

Essa ação é parte do Plano de Mobilidade de Recife, que levará algumas ideias da Rua da Hora para o resto da cidade.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran