Questões sobre bike para tirar a CNH

Questões sobre bike para tirar a CNH

Movimento Conviva

No Paraná, prova de habilitação terá questões sobre bike

 

As provas de habilitação para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado do Paraná vão incluir questões envolvendo a bicicleta, segundo o Departamento de Trânsito local (Detran-PR).

As perguntas sobre o uso da bike como meio de transporte envolverão os artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que contemplam esse modal. No teste teórico dos futuros motoristas, que possui 30 questões, ao menos uma deve ser sobre a bicicleta.

>> Educação no trânsito em Curitiba

A seleção das questões da prova atualmente é feita por um sorteio aleatório, baseado em um banco com 1.540 perguntas – dessas, só 22 se referem à legislação que envolve a magrela. Assim, a probabilidade atual de um teste trazer uma questão sobre a bicicleta é de apenas 1,42%.

O prazo para a exigência entrar em vigor ainda não foi definido. Agora, será formado um grupo de trabalho para atuar nas mudanças necessárias ao sistema que gera as provas do Detran-PR.

O Paraná tem promovido, em um curto espaço de tempo, iniciativas importantes de incentivo ao uso da bike como meio de transporte. Em setembro de 2013, o estado criou o Mês da Bicicleta, enquanto o novo Prefeito de Curitiba foi até a cerimônia de posse pedalando.

Além disso, o estado estabeleceu um prazo para que seus 399 municípios apresentem projetos que incentivem o uso da bicicleta.

*Com informações da Gazeta do Povo

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran