Projeto de educação no trânsito – Curitiba

Projeto de educação no trânsito – Curitiba

Movimento Conviva

Curitiba mostra projeto de educação no trânsito

Curitiba apresentou, na última semana de setembro, os principais pontos da sua Política Municipal de Educação no Trânsito, que inclui atenção especial aos veículos não-motorizados, pedestres e cadeirantes.

O projeto, que hoje tramita na Câmara Municipal de Curitiba, foi criado junto à população da capital paranaense, e projeta a política de educação no trânsito como permanente nas próximas décadas.

A Secretaria Municipal do Trânsito (Setran) aponta que todas as ações educativas serão focadas em mobilidade sustentável, com destaque para os modais não-motorizados, além de acessibilidade e segurança para cadeirantes e pedestres – principalmente as crianças.

>> Mobilidade sustentável: papo com Lincoln Paiva
>> Curitiba, uma das cidades mais sustentáveis do mundo

O Paraná é um Estado queridinho dos ciclistas – esses morando lá ou não. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, foi à cerimônia de posse, no final de 2012, pedalando. Além disso, o Estado criou o mês da bicicleta – setembro, quando acontece a Semana da Mobilidade por todo o planeta, e também o Dia Mundial sem Carro, em 22/09.

Convivência é assim: um mix de pessoas buscando o bem para os ambientes urbanos, incluindo aquela paz gostosa no trânsito que vemos, aos poucos, aumentar – graças a ações de cidadãos ativos e pessoas como Fruet.

Foto de capa: Maurilio Cheli/SMCS