Porto Alegre ganhará rua completa para convivência

Porto Alegre ganhará rua completa para convivência

Movimento Conviva

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, vai ganhar uma “rua completa”, onde o espaço para pedestres, ciclistas, motoristas e transporte público é pensado de forma democrática.

A via eleita para ganhar as mudanças é a Rua João Alfredo, localizada no bairro Cidade Baixa.

Ali serão promovidas intervenções no trânsito e também será criado mobiliário urbano para que a rua seja um espaço de permanência, mais do que apenas um local de passagem.

>> Mundo: ruas para pedestres

Primeiro, serão implementadas as ações mais simples, como pintura sobre a pista, instalação de parklets (as “vagas vivas”), faixas de segurança e o plantio de áreas verdes.

Todas as mudanças serão discutidas com a comunidade antes da implementação.

O projeto vai ser colocado em prática graças a uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre com a Organização Não Governamental WRI Brasil. A ONG atua com projetos de “ruas completas” em outras 10 cidades brasileiras, com o objetivo de disseminar a convivência pacífica nas ruas e espaços públicos.

Em São Paulo, a Rua Joel Carlos Borges, no bairro do Brooklin, recentemente ganhou faixas para pedestres, pintadas de verde, no mesmo modelo implementado em 2015 e 2016, nas Avenidas Liberdade e Galvão Bueno, no bairro da Liberdade.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran