Portland: pedal faça chuva ou faça sol

Portland: pedal faça chuva ou faça sol

Movimento Conviva

A cidade de Portland, no Estado norte-americano de Oregon, é por muitos considerada a capital mais amigável para bicicletas nos Estados Unidos. Ciclovias, semáforos para ciclistas e espaço para as bikes nos cruzamentos.

Com atrativos naturais nas redondezas, como o parque em que foram gravadas muitas cenas da saga adolescente Crepúsculo, Portland também é conhecida porque lá chove muito. Fator esse que não abala os ciclistas locais. Aliás, lá existe um café com 26 vagas para bikes – embora tenha apenas 25 lugares em seu interior. E caso você queira parar para conhecer a cerveja orgânica local, o Hopworks Bikebar é parada obrigatória, pois tem mais de 40 quadros de bicicletas pelas paredes.

>> Mapas para pedalar em Portland

É muito fácil encontrar sites com mapas com rotas alternativas para se locomover nas regiões da cidade. O Estado de Oregon domina o ranking do censo nacional quando se fala em pessoas que pedalam até o trabalho: 9,3% e 6%, nas áreas de Corvallis e Eugene, respectivamente. O número é bem maior que a média nacional, de 0,6% (dados de 2011).

Foto: http://migre.me/aF0dc

E já que falamos de Portland, saiba que, ao driblar o fator metereológico local, que inclui tempestades frequentes, bicicletas e arte integram projetos para o controle de águas da chuva.

As bikes são bem aceitas no transporte público também. O sistema TriMet, que integra ônibus, metrôs e trens, explica amplamente como estacionar em um dos bicicletários próximos a estações ou embarcar com a sua magrela.

Pensa que acabou por aí? Que nada! Portland possui também um sistema público de compartilhamento de bikes e um programa educativo aos que começam a pedalar. Ufa! Será que esquecemos alguma coisa? Comente abaixo e incluiremos no post!

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran