Por que os nova-iorquinos pedalam cada vez mais?

Por que os nova-iorquinos pedalam cada vez mais?

Movimento Conviva

O grupo StreetFilms, que produz vídeos para mostrar como políticas de transporte melhoram as cidades, promoveu, no Dia Mundial de Bike ao Trabalho, em Nova York, uma pesquisa entre ciclistas.

A pergunta foi simples: você pedala mais do que pedalava há 5 anos? Por quê? O retorno foi unânime: todos os entrevistados responderam sim. As razões? Muitas.

Vias mais seguras para as pessoas, ciclistas mais atentos na ciclovia, evitar o stress da hora do rush no transporte público e, claro, economizar dinheiro. Ser mais saudável também é fator importante para ir de bike até o trabalho, segundo os entrevistados.

A ex-Secretária de Transportes de Nova York, Janette Sadik-Kahn, teve grande responsabilidade em tornar a cidade cosmopolita mais acessível para os pedestres e ciclistas, há alguns anos.

Durante o seu mandato, ela transformou a Times Square em uma área exclusiva para quem caminha, além de promover ações de baixo custo e alto impacto para a população usufruir dos espaços públicos para lazer.

Hoje, Nova York tem quase 500 km de ciclovias e o constante crescimento da estrutura também é incentivador para os ciclistas. Em uma pesquisa formal feita pelo Governo de NY, constatou-se que, só no Brooklyn, o número de pessoas pedalando até o trabalho cresceu 75% entre 2010 e 2014.

Confira abaixo mais depoimentos dessa cidade que tem tantas semelhanças com a maior metrópole do Brasil, São Paulo, que abre as ruas para as pessoas e já segue rumo aos 400 km de ciclovias:

Why are New Yorkers bicycling to work in record numbers? from STREETFILMS on Vimeo.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran