Pedestre respeitado e que respeita

Pedestre respeitado e que respeita

Movimento Conviva

Uma ampla campanha para sensibilizar motoristas, ciclistas, motociclistas para o respeito à faixa de pedestres gerou frutos mais do que positivos.

Mudança de atitude, um novo capítulo na relação de convivência entre todos que dividem o espaço público, porém nós do Movimento Conviva sentimos a necessidade de fazer um post para falar sobre este tema por outro prisma.

Os pedestres precisam também se acostumar a respeitar as leis e códigos de conduta. Por isso, vamos lá unir forças para compartilhar o espaço público da melhor forma, sendo respeitado e respeitando.

 

1. Em vias com faixas de pedestre, não deixe de utilizar este recurso. É mais seguro pra você, para os veículos e uma forma de ter um tráfego mais organizado e funcional.

2. O sinal de pedestres deve ser respeitado assim como os semáforos. Se avançar um sinal vermelho é uma infração gravíssima para um motorista, o mesmo raciocínio deve ser aplicado pelos pedestres.

3. Seja tolerante. Nem sempre um motorista que não parou para a travessia de um pedestre agiu assim intencionalmente. São inúmeros os elementos que um condutor deve ter atenção e nem sempre a visualização de um pedestre é fácil.

4. Um veículo colado na traseira pode impedir que um motorista deixe um pedestre atravessar. Este gesto, que pode ser interpretado como desrespeito, pode ser um ato de proteção.

5. Cuidado com todo e qualquer obstáculo que possa representar um perigo para sua travessia. Mesmo com o sinal verde para você, olhe com atenção e se certifique que não há nenhum veículo passando, principalmente em descidas quando o tempo de frenagem é maior.

6. Árvores, veículos estacionados, postes, chuva, neblina, noite, todos estes são elementos que diminuem a visibilidade de pedestres e de condutores em relação aos pedestres. Procure desviar destes elementos e redobrar a atenção em condições adversas.

7. Muita gente tem o hábito de atravessar correndo num intervalo impróprio para a travessia andando. Não coloque em risco sua vida por segundos.

8. Não atravesse logo depois de uma curva. Jamais.

9. Trânsito parado = triplique a atenção com motos e bicicletas.

10. Conviva sempre, respeitando as leis, regras, mas principalmente o ser humano que está ao seu redor! 🙂

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran