Pedale com segurança – equipamentos

Pedale com segurança – equipamentos

Ciclofaixa

A bicicleta vem ganhando cada vez mais adeptos na capital paulistana. Seja para um momento de lazer em segurança com a família e os amigos na CicloFaixaSP ou para ser utilizada como meio de transporte diário, fugindo dos congestionamentos constantes e do sedentarismo. Porém, para quem está começando agora a descobrir os benefícios das pedaladas, vale lembrar que existem equipamentos indispensáveis para a sua segurança, que podem ser obrigatórios ou não.

 

Vamos começar com os equipamentos obrigatórios, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito:

Campainha: daquelas que fazem “trim-trim”.

Espelho retrovisaor: deve estar preso no lado esquerdo, no guidão.

Refletivo: os refletores, sem luz própria, servem para refletir a luz dos faróis de carros e motos. Portanto, devem estar fixados na bicicleta, o mais baixo possível. Utilize adesivos como aqueles utilizados nas traseiras de caminhões, nas cores branco e amarelo (dianteira), vermelho (traseira) e amarelo (nas laterais e pedais).

 

Os seguintes itens não são exigidos obrigatoriamente, porém a utilização é muito recomendada:

Capacete: por incrível que pareça, o capacete não é um item obrigatório. No entanto, ele pode evitar que um simples tombo se transforme em algo com proporções maiores. Nós recomendamos o  uso. 😉

Faróis: recomenda-se a utilização de um farol branco dianteiro, para iluminar ou sinalizar e um vermelho na parte traseira, com “pisca-pisca”.

Óculos: proteja seus olhos. Quando estamos pedalando, estamos sujeitos a diversos tipos de “ataque aos olhos”, como, por exemplo, poeira, galhos, pequenos detritos do asfalto. Já imaginou estar pedalando em uma rua movimentada e ter a visão prejudicada? Mesmo que seja por alguns instantes, pode causar sérias complicações.

Luvas: às vezes é inevitável levar um tombo. Além do capacete, que protege a cabeça, use luvas. Assim, se você cair da bike, não vai ficar com a mão toda ralada, já que a nossa primeira reação é tentar segurar o tombo com as mãos.

 

Além dos equipamentos citados, algumas atitudes contribuem para que as pedaladas sejam seguras ao máximo:

Quando pedalar durante a noite utilize roupas claras e refletivas. Coletes com tecido fluorescente podem ser uma ótima opção.

Nada de fone de ouvido enquanto pedala. Fique atento ao trânsito. Ouvir, quando não é possível saber o que está acontecendo atrás, pode fazer toda a diferença.

Não se esqueça que a sua bicicleta também precisa estar em ótimo estado. Leve-a para revisão anualmente.

E por último, mas não menos importante, utilize o bom senso sempre. Respeite o espaço do próximo e fique atento. 🙂

 

Quer saber mais? Veja o que diz o Código de Trânsito Brasileiro em relação ao uso da bicicleta.  http://www.escoladebicicleta.com.br/dicasCTB.html

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran