Pedalando em Groningen

Pedalando em Groningen

Movimento Conviva

A cidade holandesa onde se pedala tanto quanto Amsterdã

 
Groningen é uma cidade ao norte da Holanda, país com reputação altíssima no mundo do ciclismo, já que Amsterdã é uma das cidades-modelo em relação ao uso da bike como meio de transporte.

Mas o que você não sabe é que, em Groningen, a taxa de deslocamentos por bicicleta chega a ser superior à quase vizinha (e bem mais famosa) Amsterdã.

Imagem: streetfilms.org

>> Estudo aponta cidades mais cicláveis do mundo

No geral, 50% dos 190 mil habitantes da pequena cidade holandesa pedalam até o trabalho – até aí, empate com Amsterdã. A porcentagem, contudo, é maior no centro de Groningen, onde 60% de todos os trajetos são feitos sobre duas rodas.

Na área central de Groninger, não é permitida a circulação de carros – os veículos motorizados podem apenas contornar a região e devem, ainda, estacionar fora dela. Assim, enquanto de bike são necessários apenas 2 minutos para ir de uma ponta a outra do centro, o morador que opta por dirigir leva 12 minutos.

Imagem: streetfilms.org

O meticuloso planejamento urbano de Groningen começou em 1977, em meio
a muita polêmica. Muitos viram as ideias como medidas “anti-carros”, e os comerciantes locais ameaçaram abandonar a cidade.

>> Ciclovias fazem bem para os negócios

O tempo passou e todos constataram que o plano era viável e melhorava a vida de todos. Claro, com tudo absolutamente conectado – a estrutura inclui ciclovias a poucos metros de qualquer casa, traffic calming por toda parte e estacionamento para 11 mil bikes na estação central de Groningen.

Ficou com vontade de morar lá? Eu também. 😉

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran