Parque Minhocão: próximo da realidade

Parque Minhocão: próximo da realidade

Movimento Conviva

O Elevado Costa e Silva, conhecido pelos paulistanos como Minhocão, é dominado pelos automóveis na maior parte do tempo. O cenário muda, contudo, das 21h30 às 6h30 e aos domingos e feriados, quando a via é transformada em área de lazer e ocupada por pedestres e bicicletas.

Um projeto inspirado no High Line Park, elevado de Nova York, nos EUA, que se transformou em parque linear, está sendo analisado na Câmara Municipal de São Paulo.

High Line Park em Nova York.

O Projeto de Lei (PL) 10/2014, dos vereadores José Police Neto (PSD),Nabil Bonduki (PT), Toninho Vespoli(PSOL), Ricardo Young (PPS), Goulart (PSD), Natalini (PV), Aurélio Nomura (PSDB) e George Hato (PMDB), proíbe o trânsito de veículos motorizados e transforma o Minhocão em parque.

Caso a proposta seja aprovada, em até três meses após a sanção, a circulação de automóveis no elevado será proibida também aos sábados. Em nove meses, o Minhocão será fechado ainda durante as férias escolares.

Depois, o horário de bloqueio aos veículos motorizados durante a semana será ampliado e, após quatro anos, o trânsito de carros será definitivamente proibido. Assim nascerá o Parque Minhocão.

O Minhocão já funciona como área de lazer para os habitantes da região. Foto: Evelson de Freitas/AE

>> Como ocupar espaços vazios da cidade

A solução, além de mais humana e dar aos paulistanos, em definitivo, uma área de lazer com 2,8 km de extensão no espaço público, tem custo muito inferior ao investimento de derrubar o elevado, por exemplo.

Por enquanto, ações criativas ocorrem com frequência no Minhocão – já teve festa junina e até piscina.

Imagina quantas ocupações interessantes podem acontecer daqui a quatro anos, se a ideia for aprovada? Convivência em seu estado mais puro. 😉

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran