Paris bane carros para reduzir poluição

Paris bane carros para reduzir poluição

Movimento Conviva

Paris em meio à poluição. Foto: Philippe Wojazer/Reuters

Noites frias, dias quentes e pouco vento levaram a capital da França, Paris, a uma drástica e imediata atitude para reduzir a poluição do ar gerada por esses fatores: banir carros e tornar gratuitos o transporte público e empréstimos das bikes públicas.

Ônibus em Paris. Foto: reprodução.

Parisienses estão acostumados a se deslocarem de bicicleta. Foto: Alain Jocard/AFP

A cidade-luz foi rápida no gatilho: assim que uma nuvem de sujeira pairou sobre os seus românticos cenários urbanos, foi anunciado que, no final de semana seguinte, o transporte na capital francesa e em 22 áreas vizinhas seria permitido somente a pé, de bicicleta, ônibus ou metrô.

A medida emergencial permitiu que carros com no mínimo três passageiros seriam os únicos com permissão para circular. Os veículos elétricos também foram liberados, e a cidade ainda ofereceu gratuidade na primeira hora de uso dos carros elétricos de aluguel.

Foto: Pierre Andrieu/AFP

>> Bike pelo mundo: veja como é na capital da França
>> Carros elétricos compartilhados em Paris

Segundo a BBC, os níveis de poluição registrados por Paris foram comparáveis à Pequim, na China, uma das cidades mais poluídas do mundo.

A ação ocorreu em meados de março. A mesma poluição atingiu a vizinha Bélgica, que tomou medidas similares às da França.

Artigos relacionados

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran