Noruega investirá quase US$ 1 bilhão em ciclovias

Noruega investirá quase US$ 1 bilhão em ciclovias

Movimento Conviva

A Noruega quer investir nada menos do que 923 milhões de dólares em ciclovias e na expansão da rede de transporte público.

Com a nova estrutura cicloviária, os noruegueses esperam aumentar o uso da magrela em 20% até o ano de 2030. Se alcançar esse número, a Noruega ficará entre os países mais cicláveis do mundo – no topo dessa lista está a Dinamarca, com a capital Copenhague.

O investimento é massivo, já que a população da Noruega é de apenas 5 milhões de pessoas.

Além de promover mais segurança nas pedaladas, o objetivo do país é que os noruegueses possam pedalar mais rápido nas ciclovias, sendo isso um incentivo para deslocamentos mais longos.

É importante ressaltar que há, sim, alguma resistência política no país em relação ao investimento. No inverno, a neve domina a Noruega – mas, o argumento é que, da mesma forma que as estradas podem ser limpas, as ciclovias também podem.

O projeto também prevê que, em 2030, 75% dos ônibus que transitam pelo país emitam poucos poluentes. A Europa se preocupa, há algum tempo, com o aumento da poluição – e, por isso, luta para reduzir as emissões de carbono.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran