Minhocão exclusivo para pedestres e ciclistas aos sábados

Minhocão exclusivo para pedestres e ciclistas aos sábados

Movimento Conviva

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) concluiu, após estudos preliminares, que é possível abrir o Elevado Costa e Silva (Minhocão) e a Av. Paulista somente para pessoas e bicicletas.

O Minhocão já é fechado para o trânsito de veículos motorizados aos domingos e, agora, foi confirmado o acesso exclusivo para lazer e convivência de pedestres e ciclistas aos sábados, após as 15h.

Foram feitas avaliações prévias a essa decisão. No final de Maio deste ano, a CET avaliou o trânsito na região central de São Paulo e concluiu que os impactos no fluxo viário não são significativos com o fechamento do Minhocão. Segundo o órgão, o trânsito de veículos aos finais de semana, na região, é 17% menor do que nos dias úteis.

Ainda para considerar o fechamento permanente do Minhocão aos sábados, no último dia 4 de Julho a CET abriu o espaço somente para pessoas, a partir das 15h. Hoje, o elevado é fechado para a circulação de veículos às 21h30 dos sábados e reabre às 6h30 das segundas-feiras.

O Minhocão já foi apelidado por muitos paulistanos como “Parque Minhocão” e, recentemente, foi autorizada medida para os prédios do entorno pedirem jardins verticais – o que torna a região mais bela e o ar mais puro. Beleza também foi atribuída à lateral de um prédio na região, graças à obra criada pela ilustradora e uma das precursoras da Bicicletada, Mona Caron. A suíça promove intervenções urbanas pelo mundo todo.

>> Fotos: http://monacaron.com/artivism/bicycle-dandelion-cracking-cement-porto-alegre-brazil

Convivência na Av. Paulista aos domingos

A Av. Paulista, por sua vez, deve abrir mais espaço para convivência entre pessoas. A ideia é que isso seja feito todos os domingos, espelhando o fechamento total da via para ocupação a pé ou de bicicleta. Na ocasião, o dia 28 de Junho, foi inaugurada a ciclovia, trecho importante da malha cicloviária da capital, que conectará importantes regiões da cidade.

No dia em questão, a CET também avaliou o trânsito na região. A conclusão foi de que, naturalmente, os motoristas optaram por vias alternativas e o trânsito na região permaneceu o mesmo diante da Av. Paulista ocupada por veículos motorizados.

As ações promovidas nesses espaços de São Paulo seguem a tendência vista, há alguns anos, em países europeus e cidades norte-americanas. Os espaços urbanos são devolvidos à população – e, assim, se democratiza o lazer e se humanizam ambientes antes hostis, tornando as cidades mais seguras e agradáveis para se conviver.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran