Menos pressa e mais segurança

Menos pressa e mais segurança

Movimento Conviva

 

Não costuma ser fácil para motoristas e pedestres conviverem com motociclistas e boa parte dessa dificuldade tem a ver com a pressa que eles tem em se deslocar no espaço público, em especial os que têm como profissão o transporte de mercadorias e documentos.

Como sempre colocamos aqui no blog, informação e conhecimento são fundamentais para que a gente consiga conviver cada dia mais. Por isso hoje vamos falar da lei federal nº 12.436. Mas antes de falar na lei, convocamos você para se colocar no lugar de um motociclista por profissão.

O emprego da maioria dos motoboys depende da “eficiência”, termo tido por muitas empresas como a capacidade de andar na mais alta velocidade possível para cumprir prazos e demandas impossíveis. O stress começa com a moto desligada e continua na maratona pelas ruas das cidades: correr, não se perder no caminho, estar atento a motoristas, pedestres e placas, se proteger de assaltos, isso tudo andando em equilíbrio e com atenção redobrada aos obstáculos das vias.

Não é uma missão fácil. Nem justifica desrespeito e desobediência às prioridades, sinalização e leis. Mas explica a pressa exarcebada de muitos.

Esse é o motivo da nossa escolha para falar de uma lei federal nova e que pouca gente conhece, mas que vem em boa hora para humanizar a profissão dos motoboys e ajudar na convivência de todos. Afinal, são pais de família, filhos, filhas, gente que precisa ganhar a vida, não perder a vida.

Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e em vigor desde o dia 6 de julho de 2011, a lei no 12.436 proíbe empresas e pessoas físicas empregadoras ou tomadoras de serviços prestados por motociclistas a qualquer prática que estimule o aumento de velocidade tais como metas, prêmios por produtividade, entregas com prazo estabelecido que se não atendidos impliquem em gratuidade, entre outras. A multa varia de R$ 300,00 a R$ 3.000,00 por ocorrência.

Os motociclistas devem conviver, mas precisam ter como fazer isso. Que a lei 12.436 seja uma das muitas que respeitem essa classe e tragam uma nova conduta para o dia a dia de todos. Uma conduta onde motociclistas são respeitados e respeitam. Por isso, Pense bem quando for reclamar porque aquela encomenda ou aquela pizza está demorando muito para chegar. A sua pressa pode motivar algo pior. Vamos conviver?

Saiba mais sobre a Lei 12.436.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran