Marronzinho na escola

Marronzinho na escola

Movimento Conviva

Não é por acaso que se diz: “brasileiro sempre arruma um jeitinho pra tudo”. Mas será que este jeitinho é bom pra tudo mesmo? Será que desrespeitar regras e leis mesmo que “só um pouquinho”, “só um minutinho” é uma atitude alinhada para o mundo e a sociedade melhor que desejamos?

Ser contra alguém que trabalha para fiscalizar o respeito a estas leis e regras e que ajudam para que todos possam utilizar o espaço público e convivam em harmonia é ir contra a esperança de uma realidade melhor.

Ainda bem que hoje, de Norte a Sul do país, estão sendo criados e desenvolvidos programas para levar agentes de trânsito para as escolas e tornarem estes temidos de “gente grande”, aliados de “gente pequena”, que amanhã será grande e terá formação e potencial de fazer o mundo melhor.

Escolhemos o programa piloto “Marronzinho na Escola” para exemplificar o objetivo de aproximar os agentes de trânsito das escolas. Se a sua cidade não tem um programa assim, que tal sugerir para a escola do seu filho entrar em contato com o Detran local para uma visita das crianças ao órgão ou palestra de agentes na escola? Lembra da frase que sempre colocamos aqui no blog? Pequenas atitudes fazem diferença e este é um bom exemplo.

Foto: http://migre.me/9nTgD.

Ainda em fase de teste, o programa “Marronzinho na Escola” foi desenvolvido no Estado de São Paulo pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A essência do projeto é levar agentes que trabalham nas ruas para conversas com crianças com idade média de 10 anos para tirarem dúvidas, ouvirem e falarem suas experiências no espaço público.

A escolha do público-alvo se deu porque nesta idade os alunos começam a ter mais autonomia para se locomoverem e necessitam de instrução sobre como fazer isso da forma mais segura possível.

Foto: http://migre.me/9nTgD.

As palestras dos marronzinhos nas escolas foi batizada de “Bate-papo sobre o Trânsito”. Segundo os criadores do programa, ela consiste numa apresentação lúdica e informativa feita pelo agente-educador, com duração estimada de 50 minutos. “Em sua fala, o agente abordará diversos conteúdos correlatos ao tema, como o papel da CET, do agente de trânsito, da importância da Educação para o Trânsito, além de passar dicas úteis de circulação segura, de travessia segura e de funcionamento dos diferentes tipos de semáforos. Por fim, a exposição terminará com as escolhas sustentáveis de transportes”, diz o texto de lançamento do programa.

Nesta fase do programa, as palestras serão realizadas em poucas escolas para testar a aceitação das crianças e a dinâmica e o conteúdo das palestras serem aprimorados até a implantação definitiva do projeto. Se depender da estreia, o projeto tem tudo para decolar: crianças ansiosas conversando com os agentes, fazendo perguntas, dando risadas e, ao final, muitos pequenos falando pelos cotovelos o que aprenderam. Uma prova de que apostar na educação tem futuro, literalmente.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran