Londres: pedalar é elegante

Londres: pedalar é elegante

Movimento Conviva

Candem Town, Brick Lane, Big Ben, o Rio Tâmisa e as bikes: símbolos londrinos. As bikes, sim. Cada vez mais as magrelas estão tomando conta das ruas da cidade inglesa e aderindo à elegância pela qual Londres é conhecida – ou espera… era a gentileza? Bem, fiquemos com os dois.

Recentemente, durante os Jogos Olímpicos, cerca de 1 milhão de pessoas utilizaram as bikes do sistema de aluguel Boris Bike – nome popular, que remete ao nome formal do sistema, Barclays Cycle Hire.

Sistema de aluguel de bicicletas em Londres. Foto: divulgação

Os moradores da cidade inglesa começaram a pedalar com frequência nos anos 70 e, em 2007, cerca de 500 mil jornadas sobre duas rodas foram registradas por dia – aumento de 91% em comparação com o ano 2000. Em 2008, 2% de todas as jornadas feitas em Londres eram de bike.

>> Portland: capital da bike nos EUA

Desde que o sistema de aluguel de bikes foi inaugurado, em 2010, com 6 mil bicicletas, o uso desse meio de transporte naturalmente cresceu. Ao mesmo tempo, foram inauguradas duas ciclovias, conhecidas como London Superhighways – hoje, são 4; até 2015, mais seis devem ser inauguradas.

Motoristas, ciclistas e pedestres compartilhando em harmonia o mesmo espaço nas ruas de Londres. Foto: inhabitat.com

Sinalização e infraestrutura adequada para ciclistas. Foto: ebikespace.com

Segundo dados do Transport for London, o uso da bike como transporte cresceu 70% em um ano, logo após as inaugurações acima citadas. Sim: bastou o incentivo para os ciclistas tomarem as ruas.

Você já pedalou em Londres ou em outros países? Conte-nos sua experiência – quem sabe ela não vira um post? 🙂

 

Foto de capa: bikehub.co.uk

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran