Londres irá banir ônibus movidos a diesel para reduzir poluição

Londres irá banir ônibus movidos a diesel para reduzir poluição

Movimento Conviva

O Prefeito de Londres, Sadiq Khan, revelou inúmeras medidas para reduzir a poluição na capital inglesa, todas relacionadas ao trânsito de ônibus com gás limpo.

Primeiramente, ele afirma que a Prefeitura não irá mais adquirir, a partir de 2018, ônibus de dois andares que rodem a diesel.

Além disso, até o mesmo ano, todos os ônibus de andar único da cidade irão reduzir para zero a sua emissão de carbono.

O prefeito revelou ainda que o primeiro ônibus de dois andares movido exclusivamente a hidrogênio, da empresa Wrightbus, irá circular por Londres também no ano que vem.

Khan atua em projetos com outras cidades para extinguir a circulação de ônibus movidos a diesel.

Pelo mundo, medidas similares são tomadas: cidades como Nova York, nos Estados Unidos; Amsterdã, na Holanda; e Cape Town, na África do Sul, votaram pela extinção de ônibus que usam diesel até 2020. Enquanto isso, Paris, na França, vai acabar com esses veículos até 2025. A capital francesa já inclusive proibiu a circulação de automóveis no centro da cidade durante um fim de semana inteiro para reduzir a poluição excessiva registrada na época da medida.

Em São Paulo, o Contran já prevê até multa para caminhões que poluem demais, além de tomar medidas para reduzir a circulação dos veículos movidos a diesel. São Paulo não fica atrás também quando se fala em poluição de ônibus: até o mesmo ano da medida em Londres, 2018, a cidade deve ter apenas veículos não poluentes.

Recentemente, a Noruega anunciou que irá pagar bikes elétricas aos seus moradores, em tentativa também de reduzir a poluição do ar.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran