LEDs alertam pedestres holandeses a atravessarem ruas com segurança

LEDs alertam pedestres holandeses a atravessarem ruas com segurança

Movimento Conviva

Em tempos de WhatsApp, Instagram, Facebook e outras redes sociais que mantém nossos olhos colados aos smartphones, um novo problema de segurança surgiu: atravessar as ruas com atenção.

Afinal, quem nunca tropeçou ao perder o olhar no celular? Pois o problema surge quando as pessoas abstraem de, de fato, olhar para os lados para se certificar de que não há veículos vindo em sua direção ao atravessar uma via.

>> Bike pelo mundo: Amsterdã

E, na Holanda, precursora de praticamente todas as ideias relacionadas relacionadas a mobilidade urbana, surgiu uma solução: uma instalação de faixas de LED coloridas para alertar os pedestres antes das travessias.

A inovação foi instalada na cidade holandesa de Bodegraven. Funciona assim: a mesma cor do semáforo é reproduzida nas calçadas para que, caso o pedestre esteja com o rosto abaixado, ele já saiba se pode ou não seguir para a rua.

A Holanda é um dos países com um dos mais altos índices de uso da bicicleta para meio de transporte no mundo – perdendo apenas para Copenhague, na Dinamarca, que inclusive já tem mais bikes do que carros em seu território.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran