Consciência jovem sobre carros na cidade

Consciência jovem sobre carros na cidade

Movimento Conviva

Enquanto 90% dos jovens paulistanos de 26 a 30 anos de idade possuem carro, mais de 52% usam o automóvel somente de uma a duas vezes por semana, segundo uma pesquisa inédita promovida pelo Instituto Mobilidade Verde, de Lincoln Paiva.

O levantamento foi feito entre os dias 15 e 19 de agosto, em São Paulo, durante a intervenção que substituiu vagas de carros por espaços de convivência – os parklets, ou vagas vivas – nas regiões de Higienópolis e Itaim Bibi. As entrevistas foram feitas com quem passava pelas áreas e conversava com um dos monitores do projeto.

Os dados apontam que os jovens estão mais conscientes sobre o uso do carro na cidade, já que os entrevistados afirmaram preferir formas alternativas de deslocamento.

O Instituto mostrou também, por meio das entrevistas, que 70% dos jovens na faixa etária de 18 a 25 anos possuem carta de habilitação, mas apenas 25% têm carro. Enquanto há interesse em dirigir, a compra de um carro não é prioridade para a maioria, diz a pesquisa.


O Mobilidade Verde aponta ainda que, quanto maior a idade, mais dependente do carro ficam as pessoas – quase 90% dos que estão com 60 anos de idade dirigem todos os dias.

Outras conclusões, inclusive a respeito da percepção dos paulistanos sobre os parklets, estão no blog do Instituto Mobilidade Verde.

 

Foto de capa e gráficos: Mobilidade Sustentável

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran