Jardim vertical no Minhocão

Jardim vertical no Minhocão

Movimento Conviva

São Paulo, a cidade cinza. Ou São Paulo, a cidade verde. Quase 5 mil mudas começam a mudar a cor da paisagem do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, na cidade de São Paulo.

>> Jardins em buracos de calçadas

Projetado pelo coletivo Movimento 90 Graus e pela Escola São Paulo, um jardim vertical ocupou, recentemente, a “empena cega” de um prédio no viaduto. Empena cega é o nome dado aos espaços na lateral de edifícios, onde não há janelas e também não é possível ter anúncios, por conta da Lei Cidade Limpa.

>> Jardins nos ônibus de Nova York

O primeiro painel instalado ocupa 220 metros quadrados e tem 19 tipos de mudas que, assim que cresceram, garantirão muita cor ao espaço.

Esse é o projeto-piloto de uma ideia muito mais ambiciosa: o objetivo é instalar ainda mais jardins verticais na área. Em declaração à Exame, o idealizador do projeto, Guil Blanche, afirma que há 140 paredões disponíveis para serem coloridos por jardins verticais, só no entorno do Minhocão.

Além de encher nosso olhar de alegria, as instalações verdes promovem a redução da poluição, o isolamento acústico e ainda reduzem a temperatura do entorno.

 

Fotos: Movimento 90º/Divulgação

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran