Ideias para conviver melhor

Ideias para conviver melhor

Movimento Conviva

Durante um mês, os moradores de Porto Alegre puderam plantar ideias com o objetivo de melhorar a cidade. A plataforma on-line “Plante tua ideia” foi o fio condutor das mentes que buscam mais harmonia no dia a dia da cidade gaúcha.

A plataforma, idealizada pelo trio Pedro Loss, Guilherme Alf e Vinicius Russo, promoveu o plantio de uma árvore por cada ideia enviada no período da ação. No total, serão plantadas mais de 100 árvores por Porto Alegre.

O conceito do Plante tua ideia “surgiu do encontro com um ativista social e um profissional de relações públicas”, segundo Vinicius Russo. “Misturamos ativismo, tecnologia e RP”, conta. As três ideias mais votadas – pelo recurso de curtir, do Facebook -, serão financiadas para se tornarem realidade.

Entre as cerca de 100 ideias recebidas, muitas estão relacionadas à mobilidade urbana. Entre os projetos, estão a instalação de um painel eletrônico nas paradas de ônibus, mostrando em quanto tempo chegará determinado ônibus, além de mostrar os trajetos das linhas; outro, sugere que os ônibus e trens sejam preparados para o transporte de bikes; e redistribuição de carros e linhas de ônibus, de acordo com as necessidades dos moradores.

“As ideias de informações nas paradas de ônibus sobre horários e itinerários são muito interessantes, pois. isto é um grande problema em Porto Alegre”, diz Russo, que mora na cidade.

E as árvores que o grupo propôs plantar, serão plantadas. “Nós, os próprios fundadores estamos encarregados deste serviço. Estamos iniciando contatos para fazer o plantio respeitando o plano de arborização da cidade”, conta Russo.

Em Porto Alegre, é muito forte a demanda por espaços urbanos mais democráticos, que atendam com igualdade aos carros, pedestres e ciclistas, segundo o idealizador. “Eu cheguei na cidade este ano, mas percebi que a Massa Crítica tem muita visibilidade. Os cicloativistas têm até um comitê, a Cidade da Bicicleta, onde acontecem reuniões, e existe uma oficina comunitária”, revela.

Cartaz para divulgação da Massa Crítica em POA. Arte: Lívia Araújo

E você, já plantou a sua ideia? Conte para nós! Aliás, que tal iniciar um projeto semelhante em sua cidade?

 

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran