“Hackers” em prol da mobilidade urbana

“Hackers” em prol da mobilidade urbana

Movimento Conviva

App para pedal sem subida vence maratona da CET

 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promoveu, durante um final de semana em março desse ano, uma maratona hacker. Na ocasião, cidadãos foram convidados a criarem soluções digitais em prol da mobilidade urbana.

Foto: reprodução/Levi Bianco

A ideia do projeto, batizado de “Hackatona”, foi encontrar propostas que abordassem temas relacionados aos problemas da cidade de São Paulo – funcionamento dos semáforos, rede cicloviária, mobilidade, sinalização e ocorrências no trânsito.

O primeiro lugar ficou com o projeto “Como estou dirigindo?”, que avalia a performance dos condutores. Os pedestres podem, simbolicamente, “multar” os motoristas ruins, assim como elogiá-los, por meio do aplicativo.

O segundo lugar foi para o app Bicidade, que transforma em realidade o sonho de muitos ciclistas: mapear rotas que evitem subidas na capital paulistana. O desenvolvedor Tiago Barufi, um dos autores do Bicidade, diz que fugir de ladeiras é “uma preguiça produtiva”. Por enquanto, há apenas versão para Android, mas a equipe trabalha por melhorias, que incluem versão para iOS.

O terceiro lugar ficou com o projeto tranSPlot, que informa as condições do trânsito na cidade, informando a velocidade média nas vias por meio do uso das informações dos próprios usuários.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran