Google quer o Vale do Silício tão ciclável quanto Copenhague

Google quer o Vale do Silício tão ciclável quanto Copenhague

Movimento Conviva

O Google quer revolucionar a forma como os moradores da região do Vale do Silício, na Califórnia, se locomovem. O gigante das buscas, ambicioso, quer o local tão ciclável quanto a capital Dinamarquesa, Copenhague. E, para isso, criou o “Bike Vision Plan“.

É que o Google, apesar de emprestar bikes, ter chuveiro e armários para os funcionários, percebeu que precisa ir além da própria comunidade para que a região se torne segura e agradável para todos pedalarem.

Em vez de se prender à estrutura cicloviária oferecida na região, o Google criou um algoritmo que avalia a experiência dos ciclistas. E, em primeiro lugar, foi feito um mapa que mostra áreas em que há mais estresse para quem pedala.

bike

É claro que tudo está conectado com a estrutura também – afinal, é possível notar no mapa que as vias que contemplam ciclovias deixam os ciclistas muito mais tranquilos.

A partir desses “sentimentos”, o Google analisa o que é possível fazer para melhorar os locais mais estressantes e, em seguida, como pode conectá-los com rotas de sucesso para as bicicletas.

Em vias mais perigosas, por exemplo, são necessárias ciclovias segregadas, enquanto em ruas mais tranquilas é recomendado apenas sinalizar a presença de ciclistas ou implementar ciclofaixas mais simples.

O Google pretende doar 5 milhões de dólares para as regiões que desejam melhorar suas estruturas cicloviárias. O benefício, contudo, depende da aprovação da Prefeitura dessa cidade.

Hoje, 10% dos funcionários do Google usam a bike como meio de transporte; o objetivo é que o número cresça para 20%.

Se você quiser conhecer melhor o Bike Vision Plan, é só baixar o PDF com todos os detalhes do planejamento.

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran