Faixa Viva

Faixa Viva

Movimento Conviva

Conviver é também criar alternativas para facilitar a interação harmoniosa entre todos que compartilham o espaço público. E um bom exemplo disso é a ação “Faixa Viva”. Iniciativa da prefeitura da cidade de Santos em parceria com a CET, ela está totalmente alinhada às campanhas de conscientização para o respeito e a utilização das faixas de pedestres.

A proposta da “Faixa Viva” é um código de comunicação para sinalizar a travessia em faixas onde não há semáforos. Para isso, os pedestres devem, ainda na calçada, estender o braço com a palma aberta virada para o tráfego da via. Um ato simples, mas muito funcional. Os motoristas, por sua vez, devem agir como se o semáforo estivesse no sinal amarelo e acompanhar a movimentação dos outros veículos pelo retrovisor para pararem com segurança.

Segundo os responsáveis, “a medida é uma ação permanente, que visa a mudança de hábitos a partir da conscientização dos munícipes. Não é apenas uma campanha, mas um movimento que resgata valores, como respeito e cortesia no trânsito, devendo ser multiplicado espontaneamente para outras cidades da região, a partir da nova postura adotada por motoristas e pedestres”.

A gente sabe que o pedestre – por ser o elemento mais frágil do sistema de trânsito – tem preferência. Mas também sabemos que seja nas ruas, em um parque, em um grande estacionamento, os motoristas, ciclistas e motociclistas estão atentos a inúmeros fatores. Por que não facilitar a visualização do pedestre e garantir a segurança das pessoas?

Orientações aos motoristas

Orientações aos pedestres

O que você acha dessa ideia? Você topa aderir à campanha? Ela é válida para a convivência no espaço público? Escreva pra gente aqui nos comentários do post! 🙂

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran