EuroVelo: viaje pela Europa de bicicleta

EuroVelo: viaje pela Europa de bicicleta

Movimento Conviva

Em 1993, uma ciclovia nacional na Dinamarca foi a inspiração para o nascimento da EuroVelo, rede de ciclovias que conecta toda a Europa e tem 70 mil quilômetros de extensão.

O principal trecho do percurso para ciclistas, batizado de Cortina de Ferro, possui 10 mil km. O nome é uma alusão aos tempos em que o continente era dividido em Europa Ocidental e Oriental.

No total, são 15 rotas e nós destacamos as cinco mais interessantes para você se inspirar a pedalar pelo Velho Mundo!

Europa Central
Distância: 4.000 km
Países: França, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Tcheca, Polônia e Ucrânia

Essa rota permite que você cruze com culturas tão ricas e diferentes que talvez você nem consiga completar o pedal – e tudo bem! Para quem curte viagens baratas ao melhor estilo mochilão, saiba que as riquezas históricas cabem no bolso de todos: você passará pelas cidades mais em conta da Europa.

Do mar Báltico ao Adriático
Distância: 1.930 km
Países:
Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslovênia e Croácia

Uma das mais curtas da EuroVelo, a rota exploca de mares e rios até montanhas. Você pode começar pela costa do mar Báltico e terminar com um banho no Adriático. Aproveite as tradições culinárias exóticas dos países do Leste Europeu.

Pelo rio Rhine
Distância: 1.233 km
Países:
Suíça, Alemanha, França e Holanda

Ao longo do Rio Rhine, pedalar é um prazer certeiro. Esta rota se estende dos Alpes Suíços até o Mar do Norte e passa por diversas vilas pitorescas típicas da região. Neste pedal, você também conhecerá locais eleitos Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Do mar Negro ao oceano Atlântico
Distância: 4.448 km
Países:
França, Suíca, Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária e Romênia

Essa é uma das rotas mais populares entre os ciclistas. Além de ser praticamente plana, a jornada leva você para costas, rios, castelos e estrutura hoteleira de primeira classe. Já imaginou passar, de bike, pelo sonho que é o rio Danúbio?

Capitais
Distância: 5.500 km
Países:
República da Irlanda, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Polônia, República de Belarus e Rússia

Se você gosta do agito da noite, essa é a opção perfeita. A rota das Capitais passa por diferentes cidades onde você pode curtir bares, pubs e infinitas baladas. Além disso, se destaca também a gastronomia e, claro, as diferentes culturas dos inúmeros países por onde passa.

Para conferir quais são as outras rotas, acesse o site oficial da rede de ciclovias que conecta toda a Europa, a EuroVelo – e divirta-se com o planejamento de viagem!

Longevidade e ciclismo

Para ser saudável enquanto viaja, dá para ir além da bike. Se puder, garanta sempre os seus petiscos entre refeições, com oleaginosas e frutas desidratadas. Se quiser algo fresco, visite mercados e feiras locais para, além de provar diferentes sabores, ter um arsenal de saúde à disposição – afinal, quem nunca sentiu uma fominha na madrugada?

Lembre-se de manter a hidratação em dia e, se sobrar pique ou caso faça um intervalo no pedal, aproveite para caminhar e curtir a natureza ao redor. Durma bem para o corpo se recuperar dos esforços físicos. Longevidade se constrói desde cedo. 😉

 

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran