Europa: esporte agita subúrbios

Europa: esporte agita subúrbios

Movimento Conviva

Acupuntura para equilibrar o humor, o stress, a dor. A técnica é para o nosso corpo, certo? Errado. Em capitais europeias, o Projeto Culburb ativa as pessoas que moram no subúrbio ao promover atividades esportivas – são elas as agulhas do tratamento urbano.

Para impactar a vida das comunidades, que se agrupam ao redor dos centros das cidades, a ideia do Culburb é melhorar a qualidade dos espaços públicos no subúrbio.

Baseado no movimento “Occupy”, o projeto propôs a ocupação dos subúrbios de Viena com atividades e expressões coletivas.

As ferramentas utilizadas para promover a integração do povo com o seu próprio bairro envolvem arte e arquitetura. O objetivo é socializar, reduzir as barreiras entre as pessoas, aumentar a qualidade do espaço e melhorar a vida comunitária.

Entre as intervenções (ou melhor, acupunturas), foi criada uma unidade “horticultural” na fronteira da Hungria, Eslováquia e Áustria, por Darko Fritz. As pessoas são convidadas a trazerem sua muda e enxada para participar da acupuntura no local.

Em uma das ações, os mais experientes (idosos com cerca de 75 anos) contaram suas histórias passadas por meio de fotos.

Em Ljubljanam, na Eslovênia, também já foi promovido o workshop “Design your city”; em Varsóvia, na Polônia, foi organizado um mutirão de limpeza na estação de trem; em Budapeste, foi criada uma sauna coletiva na beira do rio, sendo que os moradores levam o combustível necessário para ela funcionar.

E esses são só alguns exemplos de convivência em espaços públicos. Qual acupuntura você gostaria de ter no bairro em que mora?

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran