Europa: bicicleta cria economia de 523 bi de euros ao ano

Europa: bicicleta cria economia de 523 bi de euros ao ano

Movimento Conviva

Todos os anos, os 28 países da União Europeia têm um benefício de 523 bilhões de euros, derivado do investimento feito em bicicletas.

Os dados, da Federação Europeia de Ciclistas (sigla ECF, do inglês European Cyclists’ Federation), aponta a “economia da bike” como geradora, com base nesse dado, de um benefício econômico anual de 1 mil euros por habitante.

A primeira pesquisa foi publicada em 2013 e, nessa segunda, os dados valem para os últimos anos – além de novos dados terem sido inclusos.

Para fazer os cálculos, são considerados, além do fator econômico, questões ambientais, climáticas e sociais, diversidade cultural, saúde, tecnologia e design, tempo e espaço, saúde, fontes de energia e mobilidade.

O maior benefício vai para a área de saúde, que soma 191 bilhões de euro. Nós já sabemos que pedalar faz muito bem, reduzindo os riscos de colesterol, diabetes e problemas no coração – e esse dado vem para provar o resultado positivo do investimento em políticas relacionadas à bicicleta.

Se você quiser ver em detalhes os dados, a pesquisa completa está disponível para download em PDF no site da ECF.

E, caso o assunto te interesse ainda mais, acaba de ser traduzido para o português o livro “Bikenomics: como a bicicleta pode salvar a economia”, de Elly Blue.

Artigos relacionados

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran