Espaço em SP reúne idosos para convivência

Espaço em SP reúne idosos para convivência

Movimento Conviva

Quem vai ao Parque da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, se depara com um cenário bucólico: muito verde e animais soltos acalmam o caos lá fora. É ali também que está o Espaço de Convivência do Idoso, um projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Ali acontecem atividades focadas na convivência entre pessoas da terceira idade, que encontram espaço para desenvolver diversas aptidões.

Foto: Paulo Savala


Os cursos oferecidos vão de informática a alongamento – tudo para ajudar o idoso em sua integração pessoal e na sociedade.

Conversamos com Renato Nonato, coordenador do Espaço de Convivência, para saber um pouco mais. Confira:

O que é o Espaço? Qual o objetivo de sua existência?
O Espaço de Convivência do Idoso é um projeto socioeducativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. O objetivo é promover a ocupação do tempo livre com atividades significativas e o exercício da cidadania por meio da arte, do bem-estar, da memória, da identidade e da cidadania.

Quais atividades são promovidas no Espaço? Há preferências por parte dos idosos?
As atividades promovidas se dividem em três eixos: os cursos regulares, as atividades voluntárias e as propostas de convivência. Dentro da grade de cursos oferecidos temos bordado básico e intermediário, artesanato, informática básica e intermediária, violão, percussão, alongamento e danças populares brasileiras. As atividades voluntárias contam com psicólogos, profissionais da informática e da educação física que realizam avaliações de memória, rodas de conversa em grupo, avaliação física e plantões de tira-dúvidas sobre redes sociais e WhatsApp. Além destas atividades programadas, mantemos um calendário de propostas de convivência para os alunos com palestras, passeios culturais e oficinas.

Não observo uma preferência generalizada por parte dos idosos. O que consigo observar é que existem grupos de interesse, alunos que se interessam mais pelos cursos ligados à arte, ao artesanato e às atividades manuais, outro grupo que se interessa mais nas atividades que envolvem corpo e movimento, outros circulam mais pelo universo da música…

Há uma faixa etária predominante?
Atendemos pessoas a partir de 55 anos e a predominância é de alunos na faixa dos 60 aos 75 anos.

Vocês sentem que os idosos saem diferentes das atividades?
Sim, seja pelas práticas específicas dos cursos e atividades ou pela convivência semanal com seus pares. Podemos observar nos alunos depois das aulas e no decorrer dos cursos um comprometimento e um retorno muito positivo sobre estar aprendendo coisas novas – muitas vezes coisas que sempre tiveram vontade de aprender, mas só tiveram oportunidade agora – e sobre o convívio com os outros alunos em um espaço onde podem trocar informações, histórias e estabelecer laços de amizade.

Foto: Paulo Savala

 

Conta pra gente uma história marcante sobre alguém que passou pelo espaço?
Quando penso em histórias marcantes não me vem à cabeça apenas uma, mas algumas histórias. As que mais me marcam são as histórias de alunas que passaram toda a vida submetidas aos seus maridos e suas famílias e que nos contam que só quando os filhos cresceram e ficaram viúvas que tiveram a oportunidade de fazer as coisas que sempre gostaram, como os cursos de artes, de música, sair de casa para encontrar pessoas sem ter que dar satisfação. Ver as alunas afirmando sua independência, ocupando os espaços públicos e exercitando sua cidadania depois de uma vida dedicada aos outros é sempre muito marcante.

Quem quiser se inscrever – ou indicar para alguém – nos próximos cursos que têm início em fevereiro de 2018, deve ir até a secretaria do Espaço de Convivência do Idoso portando documento com foto. É preciso ter mais do que 55 anos de idade para participar.

Serviço:
Espaço de Convivência do Idoso
Aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h30
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca
Tel.: (11) 2588.5765
contatoespacodoidoso@sp.gov.br

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran