Entrevista: Bike Tour SP completa 3 anos

Entrevista: Bike Tour SP completa 3 anos

Movimento Conviva

Já faz um tempo que nasceu o Bike Tour SP – mais especificamente, o projeto que mostra São Paulo de bicicleta a turistas e paulistanos completa 3 anos no dia 17 de maio.

A Bradesco Seguros apoia a ideia e duas das rotas são feitas usando a CicloFaixa de Lazer – se você quiser conhecer pontos turísticos na Avenida Paulista ou no Centro Histórico da capital, irá pedalar pela estrutura da CicloFaixa de Lazer. O “valor” da inscrição é a doação de 2kg de alimento não perecível, que é encaminhada para o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes. Nesse período já foram arrecadadas mais de 13 toneladas de alimento.

Os passeios acontecem aos sábados e domingos (a partir das 9h, com uma hora de duração cada) e, hoje, há 7 diferentes rotas. O Bike Tour SP cresceu tanto que está acessível para quem tem mobilidade reduzida, aos surdos-mudos e já tem até trailers que levam crianças com segurança para conhecer São Paulo.

Como paulistana, posso afirmar: é encantador se unir a um pequeno grupo e sair pedalando (todo o equipamento é fornecido por eles) pela cidade para ouvir curiosidades sobre a Catedral da Sé e tantos outros marcos históricos.

Para celebrar o aniversário, batemos um breve papo com o Daniel Moral, idealizador do projeto.

Conviva: O que te inspirou a criar o Bike Tour SP? Conta um pouco da história pra gente!

Daniel Moral: O Bike Tour SP surgiu da ideia em unirmos a Bicicleta, Cultura e Solidariedade em SP. O meu irmão André conheceu o sistema de áudio guiamento em uma viagem para Barcelona e comentou comigo. Resolvemos, então, juntar tudo, e então fundamos o Bike Tour SP no dia 17/5/2013. No início, compramos 5 bikes, juntamos com as nossas e começamos os passeios na Paulista e Centro. A ideia foi se consolidando e hoje já passaram mais de 15.000 pessoas pelos passeios!

Conviva: Como surgiu a parceria com a Bradesco Seguros e a CicloFaixa de Lazer? Quais ações você promove por meio dela?

Daniel Moral: A Bradesco Seguros já era uma empresa em que pensávamos muito, pois a Ciclofaixa de Lazer foi fundamental para o Bike Tour SP. Como nós começamos o projeto na Paulista e sempre usando a CicloFaixa de Lazer, a parceria aconteceu naturalmente, pois acreditamos que nós criamos um valor muito grande para quem pedala nela. Hoje nós utilizamos a CicloFaixa de Lazer no Roteiro Paulista e Centro, além do Bike Kids, que é um Triciclo que consegue levar 8 crianças de uma só vez para passear na Avenida Paulista!

Conviva: O Bike Tour SP nasceu há 3 anos então. Conta pra gente sobre o crescimento do projeto. Além das rotas novas, o número de horários e pessoas que comparecem aos passeios aumentou?

Daniel Moral: Nós crescemos 700% desde o início, saímos de 1 roteiro para sete e a popularidade aumentou muito. Atualmente já fazemos parte do calendário cultural da cidade, o que pra nós é muito gratificante.

Conviva: Vocês recebem mais paulistanos, brasileiros ou gringos?

Daniel Moral: Por incrível que pareça, 95% dos participantes são paulistanos. Já recebemos pessoas do Brasil e praticamente do mundo inteiro. Mas a maioria é paulistana.

Conviva: O Bike Tour SP se preocupa também em ser acessível, com os passeios para mobilidade reduzida e cadeirantes. Essas rotas e ideias surgiram de vocês, foi por demanda ou ambos?

Daniel Moral: A ideia de incluirmos este público surgiu de nós, pois isso era o que faltava para considerarmos nosso projeto completo em termos de acesso a todos. Ele já é gratuito, fornecemos as bicicletas, equipamentos de segurança e todo o guiamento. O que faltava era aceitarmos idosos, cegos, surdos e deficientes físicos. Conseguimos então completar o projeto neste momento. Com isso, a demanda aumentou e hoje já nos pedem por mais bicicletas adaptadas.

E você, ficou morrendo de vontade de fazer uma das rotas do Bike Tour SP? É superfácil: basta escolher um dia e horário, fazer um breve cadastro no site do projeto e pronto! 😉

 

Saiba mais e inscreva-se:
www.MovimentoConviva.com.br/Bike-Tour-SP

 

 

Por Lygia de Luca, ciclista e repórter Conviva

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran