Em prol das calçadas do Brasil

Em prol das calçadas do Brasil

Movimento Conviva

Imagem: divulgação.

Este ano, o portal Mobilize Brasil iniciou o projeto “Calçadas do Brasil”, com o objetivo de estimular a melhoria das condições de mobilidade para pedestres por todo o país.

Os criadores, que analisaram as calçadas entre fevereiro e abril de 2012, querem chamar a atenção da opinião pública para problemas como a falta de manutenção ou até a ausência de calçadas no Brasil.

Foto: http://migre.me/9XMEx.

É importante ressaltar que, segundo o IBGE, 30% das viagens cotidianas dos brasileiros são feitas a pé.

Quando conversamos com Natália Garcia, jornalista que criou o “Cidade para Pessoas”, conhecemos histórias de cidades-modelo, como Copenhague, que se preocuparam em se moldar em torno das pessoas, e não dos carros.

 

>> 12 critérios que determinam um bom espaço público
Mas aqui, no Brasil, ainda temos um longo caminho para chegarmos perto dessas cidades – é importante lembrar, também, que muitas delas passaram anos se adaptando. Por isso, projetos como o “Calçadas do Brasil” são tão importantes.

Entre os pontos destacados como essenciais para boas calçadas, estão os pavimentos bem nivelados, sem buracos e com rampas de acesso para cadeiras de rodas. Além disso, a iniciativa ressalta que é importante que as calçadas sejam suficientemente largas, protegidas por árvores – para o conforto de quem caminha sob o sol – e bem iluminadas à noite.

Em vias de maior movimento, o projeto lembra sobre a necessidade de semáforos especiais e placas de sinalização. É importante também lembrar que a existência de bancos e jardins se faz essencial para dar um ar humano aos ambientes urbanos.

Quer mais informações? Confira o ranking das calçadas no Brasil.

 

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran