DMSC 2013

DMSC 2013

Movimento Conviva

Estamos na semana da mobilidade, e no próximo domingo, 22 de setembro, é o Dia Mundial Sem Carro. Diversas cidades brasileiras, entre elas Cuiabá, Petrópolis, Manaus e Brasília já aderiram ao movimento e todas têm algum tipo de ação especial para a data.

Em São Paulo, por exemplo, foi anunciado pelo secretário de transportes da cidade que os carros não poderão circular pelo centro histórico no domingo, 22. Com isso, pretende-se incentivar o uso do transporte público e priorizar o fluxo de pedestres e ciclistas. Além disso, entre os eventos, teremos uma Pedalada comemorativa no trecho centro da CicloFaixa de Lazer de São Paulo, com a presença de autoridades da cidade. A concentração começará às 8h na Praça do Patriarca, e a largada será às 9h. Os 500 primeiros que chegarem vão ganhar um kit do Movimento Conviva, com camiseta e adesivo Conviva. Confirme aqui a sua presença no evento.

Domingo (22/9), os carros darão lugar aos ciclistas e pedestres no centro histórico de São Paulo. Imagem: Andy Singer

O Dia Mundial Sem Carro é, acima de tudo, um dia para repensarmos a nossa relação com a cidade e o espaço público, e os meios que utilizamos para nos deslocar. É uma oportunidade para que a reflexão sobre a necessidade da convivência em harmonia nas ruas seja estendida para toda a população.

 

Sobre o Dia Mundial Sem Carro

“A campanha do Dia Mundial Sem Carro teve início na França, no dia 22 de setembro de 1997. Integrantes de uma organização não governamental criaram o movimento ‘Na Cidade, Sem Meu Carro!’, incentivando os municípios do país a fecharem as ruas para que os veículos não circulassem.

A iniciativa de fazer os cidadãos refletirem sobre a importância do transporte público, a urbanização e o cuidado com a poluição resultou na criação da ‘Semana Europeia de Mobilidade’, pela União Europeia em 2002.

No Brasil, a ideia chegou em 2001, quando onze cidades aderiram ao movimento: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Joinville (SC), Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Vitória (ES). Em Florianópolis, o primeiro ano de conscientização foi 2005, em conjunto com outras 42 cidades brasileiras.” (fonte: G1)

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran