Dinamarqueses convivem bem

Dinamarqueses convivem bem

Movimento Conviva

Se você é um pouquinho ligado em convivência, já ouviu falar de Natália Garcia e de seu projeto Cidade Para Pessoas. Já em sua segunda fase, viajando pela América, a jornalista começou explorando locais pensados para se conviver bem em Copenhage, na Dinamarca.

A capital dinamarquesa é conhecida pela predominância de bicicletas na paisagem urbana. Ali, na hora do rush, 36% da população está indo ou vindo do trabalho ou da escola sobre duas rodas, segundo o Bicycle Account de 2010. Esse número deve subir para 50% em 2015.

Hora do rush típica em Copenhage. Foto: Daniel Sparing

Uma das razões pela qual Copenhage é conhecida como a capital mundial da bicicleta é a inteligência com que as ciclovias foram planejadas – assim como a cidade toda, que prioriza pedestres e transporte individual em vez de veículos motorizados -, além da qualidade das mesmas.

>> Papo Conviva com Natália Garcia

Desde 1996 é feita não só a contagem de ciclistas em Copenhage, mas também é questionada a opinião de quem se desloca com a bicicleta. Como está a infra-estrutura? E a manutenção das ciclovias? E sua sensação de segurança nas ruas? Perguntas como essas certamente fazem a diferença ano a ano.

Uma das sacadas de planejamento dos dinamarqueses foi a criação, em 1997, das ciclovias verdes. O objetivo é que o trajeto seja feito sempre priorizando passar por parques, áreas verdes ou ruas mais silenciosas com pouco tráfego de carros – imagine só que pedalada mais agradável.

Foi em 2001 que a Dinamarca criou uma estratégia extensa para as bikes: “a Cycle Policy 2002 – 2012” foi o jeito certo de priorizar as bicicletas no planejamento da cidade. Entre os objetivos delineados no projeto está o aumento no transporte intermodal de 34% para 40% e uma redução de 50% no número de acidentes.

Ciclistas fazem sinal para virar. Foto: Mikael Colville-Andersen/Flickr

Em dezembro de 2011 a cidade melhorou ainda mais suas ideias, lançando a “Bicycle Strategy 2011 – 2025”. O objetivo é tornar Copenhage a melhor cidade do mundo para se pedalar. As quatro áreas de foco da estratégia são: conforto, segurança, velocidade e vida na cidade.

Não bastasse tudo isso, é de um dinamarquês, Mikael Collvile-Andersen, que veio a ideia do Cycle Chic – movimento em prol da elegância sobre duas rodas.

 

Foto de capa: Daniel Sparing

Movimento Conviva

Instagran Youtube

Ciclofaixa São Paulo

Instagran Youtube

Ciclofaixa Osasco

Instagran